Wednesday, October 17, 2012

Pernil a D. Luiz


      Bom, promessa feita. Promessa cumprida. Então aqui está o que prometi. Pernil de porco com cebolas, temperado com casquinha de limão siciliano, ervas finas e molho de mostarda preta.
      Ah, tá bom! É uma bomba que você nem poderia em pensar comer, pois senão engordaria. Mas vou lhe dizer que este prato não engorda mais do que uma bomba de chocolate, que você come lá na confeitaria (e que seu professor da academia não nos ouça!). Sabe por que não engorda? Porque temos no pernil, uma carne magra, sem gordura e que não ficará seca por conta do molho de mostarda e do sumo que a própria carne solta quando assada em fogo baixo, lentamente, assando de dentro para fora, como deve ser um bom assado suíno.
Primeira providência; não compre a carne de suíno em qualquer lugar, compre no açougue de sua confiança onde você tenha garantia da procedência. Não precisa ser uma peça inteira, eu usei uma fatia de mais ou menos 800 g; limpei uma boa parte da gordura, cerca de 90%. Deixei só um pouquinho para dar um aroma e realçar o sabor enquanto estivesse assando.
O pernil poderá ser acompanhado por batatas, cenouras ou outro legume de sua preferência. Se quiser, use pedacinhos de bulbo de erva-doce.
Bom apetite!

     
Ingredientes

800 g de pernil (fatiado)
2 cebolas médias cortadas em pétalas
1 colher de sopa de casquinha de limão siciliano com ervas finas
100 g de mostarda escura
50 ml de vinho branco seco
Azeite extra virgem a gosto
Sal a gosto

Fazendo

Apare ao máximo, a gordura do pernil. Deixe apenas um pouco para dar sabor e não deixar a carne secar enquanto assa.
Tempere toda a carne com a casquinha de limão siciliano com ervas finas e o sal. Reserve.
Corte a cebola em pétalas e faça uma camada sobre uma forma refratária com fundo de azeite. Coloque a carne sobre essa camada. Em uma tigelinha, misture a mostarda com o vinho. Derrame um pouco sobre a carne. Coloque o restante da cebola sobre o pernil. Reserve o restante do molho.
Cubra a forma com papel alumínio e leve-a para assar em um forno preaquecido, em baixa temperatura (180º) por cerca de 40 minutos. Retire o papel e verifique se a carne secou um pouco. Coloque o restante do molho e deixe assando, agora para gratinar; 30 minutos serão suficientes (dependendo do seu forno) para que a carne fique no ponto de ser servida.

No comments:

Post a Comment