Tuesday, May 28, 2013

Carré de cordeiro na grelha

 

Mestres em culinária, os franceses são também amantes da carne de cordeiro e criaram um dos modelos de corte preferidos dos chefs. Nele, as partes mais valorizadas como o carré francês, o pernil e o filé são muito bem aproveitados.
A receita de hoje, falaremos do carré de cordeiro; um corte especial, que nem sempre é encontrado nos supermercados, mas se você tiver um bom açougue em sua cidade e amizade com o açougueiro, peça-lhe que prepare o carré, deixando-o inteiro, conforme na foto.
Seu corte é retirado entre a sexta e a décima-terceira costela do lombo e também, conhecido como french rack, ou corte francês. Extremamente macio, saboroso e suculento, é ideal para churrascos e grelhados. Com alto nível proteico e baixo colesterol, é uma carne versátil, mas que deve ser tratada com muito cuidado. Segundo Marcelo Favaro, chef do Barbacoa, de São Paulo, o ponto ideal para ela ficar mais suculenta é aquele que tende para o malpassado. Para temperar, Marcelo recomenda triturar levemente o sal grosso. “Assim, o sal penetra na carne de maneira mais uniforme”, diz o chef.
A receita de hoje, é para ser usada na churrasqueira, usando um fogo brando como todo bom assado deve ser feito.

Ingredientes
1 peça de carré de cordeiro no corte francês
1 maço de hortelã
¼ de maço de alecrim
½ maço de manjericão
½ maço de tomilho
2 cebolas cortadas em cubos grandes
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
5 dentes de alho
1 garrafa de vinho tinto seco

Fazendo
Limpe a peça de carré e disponha-a em uma vasilha grande. Tempere-a com sal e em seguida cubra-a com todas as ervas já lavadas e a cebola. Amasse com a lateral da faca o zimbro, a pimenta e os dentes de alho e espalhe por cima do cordeiro. Deixe apurando por cerca de meia hora. Em seguida, coloque a peça em um saco plástico grande de cozinha e regue com o vinho e leve à geladeira. Mantenha a peça na marinada por 24 horas, virando o saco plástico de vez em quando.
O carré deve ser assado com a brasa bem forte, porém, sem chamas. Afinal, a carne deve ser assada para que fique bem dourada por fora e suculenta por dentro. Finalize com uma camada de salsinha picada sobre a peça.
Para acompanhar, você pode usar um bom molho. Indicamos dois. Veja a seguir:


Molho de iogurte e menta
1 pote de iogurte natural
folhas de menta bem picadas
1 pimenta dedo de moça picada (sem semente)
1 colher de chá de coentro bem picado
1 colher de chá de açúcar
1 dente de alho picado
1 pitada de sal

Molho Harissa
2 pimentas dedo de moça picadas (sem sementes)
¼ de colher de chá de cominho em pó
2 colheres de chá de sal grosso
1 dente de alho picado
Azeite de oliva extra virgem

Fazendo
Molho de iogurte e menta: misture numa tigela partes iguais de menta, coentro, alho e pimenta dedo de moça. Junte o iogurte, açúcar, sal e misture bem.

Molho Harissa: misture numa tigela a pimenta dedo de moça, o sal grosso, alho, azeite e cominho.

No comments:

Post a Comment