Monday, May 27, 2013

Uma pizza com assinatura - Ana D'Andrea

 

Quem está na lida da culinária profissional, às vezes tem o final de semana para fazer suas experiências e também, vencer desafios. Afinal, experimentar pode significar inventar, criar, copiar e mudar temperos e sabores, adicionando sempre, sua sensibilidade e sentimento na criação. Não raro, é possível criarmos algo que nos traga satisfação, mas é o público mais próximo – no caso amigos e familiares – que dará o veredicto final.
Desta vez, foi minha querida amiga Chef Panittiere Ana D’Andrea, paulistana, descendente de italianos, que iniciou sua vida profissional como arquiteta, mas rendeu-se a outra arte não menos criativa e requer esmero em todos os detalhes – a gastronomia.
Ana teve como desafio, criar uma receita inédita e light. Pronto! Bastou conversar com seu amigo Patrick e elaborar três receitas com base no prato mais famoso da receita italiana – a Pizza.
Já tinha tempo que eu queria publicar uma de suas fantásticas receitas e agora escolhemos uma nestes dias de frio, nos pareceu a mais deliciosa, apesar de ficarmos na dúvida quanto a nossa suposta “convicção”. A vedete de hoje, aqui no blog é a pizza de salmão defumado com tomates e alcaparras.
Calma, já sei! Você já quer logo a receita, não é mesmo!? Então anote aí.

Ingredientes - Cobertura
150g de salmão defumado fatiado
2 tomates médios cortados em fatias
1 colher de sopa de alcaparras
2 conchas de molho de tomate

Ingredientes - Massa
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 colher de café de fermento biológico
2 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto

Fazendo
Em uma forma redonda, coloque a farinha de trigo, o fermento e o sal. Abra um “buraco” no meio e coloque o óleo. Misture a massa com as mãos como se estivesse fazendo pão. A massa estará no ponto, quando estiver soltando de suas mãos. Cubra a forma e deixe descansando por mais ou menos 30 minutos, até que a massa cresça.
Unte a forma de pizza com um pouco de azeite. Abra a massa com a mão sobre a forma, de forma rústica. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC por uns 15 minutos, para assar a massa. Retire do forno e prepare a cobertura. Espalhe o molho de tomate, enrole as fatias de salmão formando “flores”, espalhe as alcaparras e regue generosamente com azeite. Leve ao forno em fogo médio até derreter a muçarela. Sirva imediatamente!

2 comments: