Thursday, May 23, 2013

Risoto de Camarão

 

Risoto foi uma boa invenção pra salvar a gente na hora de elaborar um cardápio de última hora. Você abre a geladeira e tem um pouquinho de cada ingrediente. Um pouquinho de milho, uns tomatinhos-cereja, um pouquinho de ervilha, uns camarõezinhos inteiros, uns temperinhos; e é claro, uma boa dose de amor neste delicioso improviso.
O arroz, de preferência, deve ser feito no dia; ou melhor, na hora. Usando em seu cozimento, um fundo (caldo) de peixe ou de legumes. Escolha o arroz de sua preferência, pode ser um basmati (um arroz agulha indiano, ligeiramente perfumado) ou o arroz jasmim, que possui um doce aroma da flor que lhe dá o nome. Mas se for difícil encontrar um destes dois, use o Canarolli, muito usado para fazer risoto. Escolha um de boa qualidade, afinal é um prato simples que você vai transformá-lo em um prato gourmet.
Os camarões são fritos inteiros, de tamanho médio-grande, com cabeça e tudo (mas você pode usá-los limpos – sem cabeça e casca). Uma sugestão é deixá-los marinando em uma travessa, com, 4 colheres de limão siciliano (ou Tahiti, que é mais barato), um cálice de vinho branco seco, raminhos de tomilho, sal a gosto e 3 colheres de azeite extra virgem. O período da marinada é de aproximadamente 1 hora.
Se você tiver uma panela de pedra-sabão, use-a. Você perceberá a diferença que faz cozinhar em panela assim. Tempere a seu gosto ou então, corte uma cebola bem picadinha e três dentes de alho em fatias bem fininhas. Doure-as e refogue o arroz. Acrescente água, até cobrir o arroz, cerca de dois dedos. Cozinhe em fogo bem baixo. Quando a água estiver secando, acrescente uma colher de sopa de manteiga. Mexa bem. Vá acrescentando os ingredientes, misturando-os lentamente com o arroz – o milho, os tomates-cereja, as ervilhas, enfim tudo o que você programou para inserir em seu risoto.
Retire os camarões da marinada e seque-os. Em uma frigideira, adicione azeite o tanto que baste e frite os camarões aos poucos. Rapidamente, para que não fiquem borrachudos. Adicione pimenta-do-reino, moída na hora. Sinta o aroma no ar. Apure os sentidos.
Sirva o risoto em porções individuais ou em uma bela travessa. Finalize com os raminhos de tomilho e tirinhas de couve, cortadas bem fininhas e passadas na manteiga.
Sirva imediatamente e bom apetite!
Ah! Quer a lista dos ingredientes? Então anote:

Ingredientes

2 xícaras de arroz de risoto
2 colheres de milho cozido
2 colheres de ervilhas
1 cebola média
3 dentes de alho
100g de tomates-cereja
2 limões sicilianos
200g de camarões inteiros (ou limpos, sem casca)
1 colher de manteiga
Raminhos de tomilho
5 folhas de couve
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite no tanto que baste


No comments:

Post a Comment