Thursday, May 16, 2013

Mirepoix de Ameijoas

 

   Publiquei em março, no Facebook, a foto de uma sopa que gosto muito de fazer e que além de saborosa é bem prática, tem um apelo visual que agrada a muita gente. Mirepoix de Ameijoas, ou simplesmente, sopa de ameijoas.
   O nome mirepoix é um termo francês designado quando se prepara a base de um caldo com uma mistura de cebola, salsão (aipo) e cenoura, em proporções determinadas. Podendo ser usado em molhos e assados, agregando-lhes o sabor vegetal e encorpando-o.
   A receita do mirepoix básico é feita na seguinte proporção: 50% de cebola, 25% de salsão (aipo) e 25% de cenoura.
  Se quiser usar alho-poró, a proporção será: 40% de cebola, 20% salsão, 20% cenoura e 20% alho-poró.
 Existem variações quanto a sua feitura, modificando-se apenas os ingredientes e consequentemente suas proporções.
  Bom, uma vez que agora você já pode fazer seu próprio caldo, vamos incrementá-lo com a estrela da receita – as ameijoas.
  Procure um bom fornecedor, para que você obtenha ameijoas frescas. Lave-as bem e deixe-as de molho em suco de limão, por cerca de 20 minutos.
   Deixe-as de molho em água, trocando a água várias vezes, para largarem a areia.
   Em uma caçarola (ou panela de borda alta) refogue o mirepoix em azeite extra-virgem, deixe dar uma dourada na cebola e acrescente 4 xícaras de água. Tampe a panela e deixe apurando o caldo. Depois de pronto, acrescente duas colheres de polpa de tomate, adicione sal a gosto e misture.
   Agora, coloque as ameijoas na panela, junto com o mirepoix. Leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos (ou até as ameijoas abrirem), com a panela tampada. Adicione 2 colheres de vinho branco seco e deixe cozinhando por mais 5 minutos com a panela sem tampa.
   Finalize com salsinha picada e acompanhe com torradinhas.

No comments:

Post a Comment