Tuesday, September 9, 2014

A Gastronomia no Cinema - Tomates Verdes Fritos


Em 1991, quando assisti ao filme “Tomates Verdes Fritos”, confesso que a curiosidade em assisti-lo foi mais pelo nome do filme, do que pelo seu enredo.
A boa surpresa foi sem dúvida a qualidade do filme, de sua história que emociona a todos que gostam de boas histórias. O show de interpretação de Jessica Tandy “Ninny” (Oscar de melhor atriz coadjuvante no filme Conduzindo Mrs. Dayse); e Kathy Bates “Evelyn” (Oscar de melhor atriz em Misery – no Brasil, Louca obsessão), vale o ingresso repetidas vezes.


O filme  é uma obra que retrata o olhar feminino de ver o mundo. Baseado no romance escrito Fannie Flag. É um filme que se passa em dois tempos: parte da ação acontece nos anos 90, e a outra parte, no passado distante 1920 a 1930.

Kathy Bates e Jessica Tandy

A amizade entre Ninny e Evelyn, dão beleza e sensibilidade do filme, pois é o amor pela comida que faz destas duas amigas, o mote do filme. Onde se entregam de corpo e alma ao trabalho no Whistle Stop Café. E foi neste pequeno Café, que elas aproveitavam os tomates verdes e faziam um petisco muito apreciado.
Vale fazer e claro, muito mais, assistir ao filme.
Então, bom filme e bom apetite!

Ingredientes

5 tomates verdes
1 pedaço de bacon suficiente para aproveitarmos a gordura para fritar os tomates.
2 xícaras de fubá de milho
2 ovos batidos
Sal
Pimenta-do-reino

Fazendo

Em uma frigideira, frite o bacon, até ter gordura suficiente para fritarmos os tomates.
Corte os tomates em fatias grossas (1 cm). Tempere-as com o sal e a pimenta. Passe as rodelas do tomate no ovo batido e depois no fubá de milho.
Frite as rodelas até ficarem douradas dos dois lados por 2 ou 3 minutos. Elas deverão ficar crocantes por fora e macias por dentro. Deixe secar em papel toalha e sirva-as acompanhadas de uma boa linguiça caseira.

4 comments:

  1. Esse filme é lindo!! e sempre tive curiosidade sobre a receita , mas nunca me arrisquei. Agora acho que vou ao mercado comprar tomates rsrsrs um beijo da Eliane.

    ReplyDelete
  2. Faça isso, Eliane! Tenho certeza que você e seus convidados irão gostar deste inusitado prato. Bom apetite!

    ReplyDelete
  3. Vou tentar Luiz Claudio parece muito bom. Um abraco.

    ReplyDelete
    Replies
    1. OK, Vilma!
      Espero que goste; e se gostar, sirva aos seus amigos!

      Bom apetite!

      Delete