Tuesday, September 16, 2014

Batatas Anna - um clássico francês no cardápio mundial


Não sei é verdade, mas dizem que esta receita recebeu o nome de Batatas Anna, em homenagem a mãe italiana do célebre chefe francês Michel Troisgros e avó de outro chefe famoso radicado no Brasil, Claude Troisgros; e ela tinha por hábito cozinhar estas batatas enformadas.
Verdade ou não, esta receita passou a ser um acompanhamento clássico da culinária tradicional francesa e a fazer parte do cardápio de restaurantes requintados no mundo inteiro.
Cortadas em rodelas finíssimas e cozidas lentamente no forno, as batatas ficam deliciosamente confitadas no azeite, acompanhando assados de porco, carneiro e um bom churrasco, esta receita é um excelente opção para a composição de seu cardápio.
Vale lembrar que na receita original, ela é o acompanhamento de um prato francês, chamado Pato Confit (confit canard).
Adaptando um pouco a receita original, eu recomendo usar raspas de limão siciliano e ervas fresca para equilibrar a suculência das batatas e o sabor marcante da manteiga.
Um detalhe importantíssimo é que a apresentação é tudo nesta receita; uma vez que por ser um prato simples, sua originalidade está na forma como é apresentada e no sabor inusitado de seus ingredientes, tornando-a um prato para ocasiões bem especiais.

Ingredientes

3 batatas médias
1 xícara de manteiga clarificada
1 colher de ervas frescas (tomilho, orégano, sálvia e/ou cebolinha) bem picadas
1 colher de chá de casca de limão siciliano
Sal grosso (moído em tamanho pequeno) a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora

Fazendo

Unte a frigideira com pouca manteiga e disponha as fatias de batata em círculos, conforme a foto acima. Tempere com manteiga, as casquinhas de limão, as ervas, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Faça camadas e alterne o tempero com a manteiga e o sal.
Cozinhe em fogo médio até que o lado debaixo esteja dourado.
Com uma espátula grande, vire e cozinhe do outro lado.
Finalize com raminhos de tomilho e sirva imediatamente.

Outra opção é fazer as batatas em forma de muffins.


Aqueça o forno em fogo alto. Pincele as forminhas com manteiga e disponha as fatias de batatas, pincelando-as com manteiga e polvilhando com as ervas, a casquinha de limão siciliano e pitadinhas de pimenta-do-reino. 


Pressione levemente o centro de cada forminha para deixar mais compacta as rodelas de batata. Regue as batatas com o restante da manteiga. Cubra a forma de muffins com papel alumínio e leve ao forno por 35 minutos ou até que as batatas fiquem macias. Retire o alumínio e deixe gratinando por 5 minutos ou até que fiquem bem douradinhas.
Finalize com um raminho de tomilho e sirva imediatamente.

        Bom apetite!

1 comment: