Thursday, January 22, 2015

Arroz Negro - uma iguaria mediterrânea

 

Que a comida mediterrânea é uma de minhas favoritas, grande parte dos amigos já sabe. Mas tem um prato, muito interessante que de forma alguma é unanimidade. Aliás, nem 10% dos amigos entrevistados, se mostraram simpatizantes dele. Pois bem, o prato ao qual me refiro é o Arroz Negro.
Pois bem, como o nome já diz, este arroz é o oposto do que estamos acostumados a ver e comer. Por ser negro, seu aspecto causa espanto aos desavisados e saber combinar este ingrediente com outros é desafiador.
Mas este tipo de arroz traz muitos benefícios à saúde. Considerado um alimento funcional, o arroz negro apresenta 30% a mais de fibras e 20% a mais de proteínas quando comparado com o arroz branco, e possui menos gordura do que o arroz integral, além de menor valor calórico e elevado teor de ferro. Quando ele é consumido regularmente, a ingestão correta de fibras regula o intestino, controla a glicemia, evitando cargas demasiadas de insulina e reduz a taxa de colesterol.
Outro benefício é que o arroz negro além de aumentar a sensação de saciedade, é também, um grande aliado para quem deseja emagrecer com saúde. Você ingere menor quantidade de arroz preto do que ingeriria do branco, e se sente igualmente saciado. Antioxidante, ele ainda combate o envelhecimento e previne diversas doenças por aumentar a imunidade.
Além dos benefícios acima citados, o arroz negro é rico em vitaminas do complexo B, que são essenciais para o organismo, já que coordenam as proteínas, gorduras e o metabolismo de carboidratos. Se consumido continuamente por longo período, o exemplar preto do popular arroz ainda previne câncer, doenças degenerativas e problemas cardiovasculares.
Testes realizados nos laboratórios do Food and Drug Administration – FDA (órgão americano que fiscaliza drogas e alimentos) constataram que o grão negro contém dez vezes mais compostos fenólicos que o arroz branco, ou seja, é um poderoso anti-radicais livres (antioxidante). Também traz em si um teor de ferro elevado e até ômega-3.
Em cada 100 g do produto encontram-se 4 g de fibras, nutrientes que ajudam no adequado funcionamento do intestino, auxiliam na redução do colesterol sanguíneo e no controle da glicemia, evitando grandes descargas de insulina, além de promover maior saciedade, o que ajuda no controle alimentar.
O arroz negro é um alimento benéfico para a circulação, pois participa da manutenção e integridade dos vasos sanguíneos, auxilia na formação do sangue, previne a hipertensão arterial, a diabetes, doenças de pele e ajuda no funcionamento do coração e dos rins.
Esse grão é rico em antocianina e antioxidantes; substâncias que garantem a cor escura do alimento, ajudando na proteção das artérias e na prevenção de lesões nas células que desencadeiam o câncer.
Em comparação com o arroz branco, o arroz negro apresenta 30% a mais de fibras e 20% a mais de proteínas, além ser rico em ômega-3 (gordura boa), que ajuda aumentar o HDL (colesterol bom). Também possui vitamina A, complexo B, proteínas, vitamina C e E. O arroz negro ainda é menos calórico que o arroz integral.

No comments:

Post a Comment