Friday, January 23, 2015

Dica do dia - Conservando manteiga


       Não é raro as pessoas terem dúvidas quanto aos cuidados que se deve ter em conservar a manteiga. Algumas pessoas, invariavelmente, as conservam na geladeira; outras não querem ter o trabalho de esperar que amoleçam para comer com aquele pãozinho francês crocante, quentinho...huuuummmmm! A boca encheu d’água!
         Mas como fazer, para que a manteiga se conserve fora de geladeira e não fique com aquele gosto rançoso? Cozinhando com Amigos traz algumas dicas para vocês aproveitarem ao máximo este ingrediente tão requisitado no café da manhã e em outras receitas.
         Normalmente, a manteiga de boa qualidade até se mantém saudável fora da geladeira, durante poucos dias. Entretanto, seu sabor delicado se deteriora em função do ataque de microrganismos e pela simples exposição ao ar e à luz; decompondo as moléculas de gordura em fragmentos menores, os quais emanam um odor fétido e um sabor rançoso.
         Importante saber que a manteiga, absorve os odores do ambiente; por isso, devemos mantê-la no congelador se você não for usá-la de imediato ou no caso do uso no dia-a-dia, mantê-la em local fresco e com ausência de luz. Existem manteigueiras com tampa que são excelentes para isso.
         Se por acaso você observar que a manteiga apresenta manchas translúcidas e/ou amarelo-escuras na superfície, raspe estas partes e descarte-as; E preferencialmente, embale-as em filme plástico e leve-as ao congelador.
           Até breve!

No comments:

Post a Comment