Wednesday, January 21, 2015

Sorbet de Pera

 

     Depois de conhecermos um pouquinho sobre sorbets e granitas, que tal prepará-las em uma ocasião especial? Aqui estão duas receitas, uma de cada, que você poderá servir a seus convidados.

Sorbet de Peras
Ao comprar as peras, certifique-se de que as frutas estejam perfeitamente maduras, mas firmes. Escolha as melhores.

Ingredientes
4 peras Comice ou Williams grandes e maduras
Suco de 1 limão pequeno
240 ml de calda de açúcar gelada*
1 clara de ovo pequeno

Fazendo

Descasque as peras e retire as sementes. Bata a polpa no processador, até formar um purê junto com o suco de limão. Despeje diretamente na calda para evitar que escureça.
Coloque a mistura em uma sorveteira, processando de acordo com as instruções do fabricante ou despeje em um recipiente próprio para freezer, congelando conforme as instruções do método manual**.
Quando o sorbet começar a ganhar consistência de raspadinha, bata ligeiramente a clara em neve até ficar espessa. Adicione-a ao sorbet e continue batendo ou congelando até ficar firme.
Deixe o sorbet no freezer por 15 minutos ou pelo tempo que for necessário. Se for preciso, retire do freezer 5 a 10 minutos antes de servir para ficar cremoso.
O sorbet de pêra fica melhor se for consumido imediatamente ou em poucos dias.
Sirva em taças, decorando com uma casquinha de laranja ou uma raminho de hortelã.

*Calda de açúcar – Use 225 g de açúcar cristal e 250 ml de água para fazer em torno de 350 ml de calda de açúcar. Em uma panela pequena, dissolva o açúcar na água por completo, depois leve ao fogo e deixe ferver por 2 minutos ou até engrossar e adquirir ponto de calda. Esfrie e refrigere por não mais que um dia, até estar pronta para usar – se resfriada por mais tempo, a calda vai cristalizar. Ou guarde em um recipiente com tampa em lugar fresco e ao abrigo da luz.


**Coloque a mistura do sorbet na parte mais fria do freezer. Lembre-se que a mistura deve estar coberta por um filme plástico ou papel-manteiga, para que possa congelar por igual. Deixe por 1 hora e em seguida, com o auxílio de um garfo, remova o sorvete congelado e volte a batê-lo no processador, obtendo uma consistência mais suave. Cubra e leve ao freezer novamente, por mais 1 hora. Repita o processo por mais duas vezes, até o sorvete ficar com uma textura suave e quase homogeneamente congelado. Tampe e deixe congelar por completo.

No comments:

Post a Comment