Friday, February 25, 2011

Lanche de domingo com Tapenade


   Pois é. Fim de semana chegando. Aqui está chovendo, e aí? Ah...também, né? De repente rola aquele churrasco pra quem tem churrasqueira coberta. Ou aquela macarronada da mama; ou então, o prático self-service que facilita a vida de nossas queridas rainhas. Até aqui tudo bem. Mas o que fazer no lanche do domingo? O que? Vai comprar aquele presunto sem graça com aquela mussarela pálida pra fazer misto-quente? Ô coisinha mais "sem noção"! Como diria minha filha caçula.
   Em dezembro, eu coloquei aqui uma receita de um molho chamado Tapenade, que serviu para a entrada do polvo a rubayat. Este molho tem sua origem no sul da França, mais exatamente na cidade de Provence, e pensei em trazr outras versões, de maneira a proporcionar um lanche diferente neste próximo domingo. Aproveite para também degustar alguns tipos diferentes de azeite e transforme este lanche em uma festa de degustação para seus amigos. 
   Saboreie com pãezinhos, torrada ou pão sírio.
  Ah! Recomendo como fundo musical, um pout-pourri de bossa nova a seu critério.
   Bom fim de semana e bom apetite!


Tapenade de azeitonas pretas e figo seco

Ingredientes:
90g de figo seco (ou meia xícara)
água (3/4 de xícara)
150g de azeitonas pretas lavadas e picadas
mostarda em grãos
2 colheres de sopa de limão siciliano
2 dentes de alho
1/2 colher de sopa de alcaparras enxutas
1 colher de chá de alecrim
3/4 de xícara com azeite extravirgem
sal a gosto

Modo de fazer:
   Use uma panela média e cozinhe os figos na água em fogo baixo, sem deixar a água ferver por cerca de 30 minutos ou até que fiquem bem macios. Escorra a água e reserve.
   Coloque no processador as azeitonas, os figos, o suco de limão siciliano, mostarda, alho, alcaparras e o alecrim; processe até criar uma pasta homogênea e consistente. Adicione o azeite de oliva aos poucos até atingir uma consistência suave e a seu gosto. Se quiser adicione um pouco de pimenta e se necessário, sal. Se você quiser a pasta menos consistente, use um pouco da água do cozimento do figo.



Tapenade de tomate seco


Ingredientes:
100g de azeitonasverdes sem caroço
100g de tomates secos
80g de pinoles
50g de alcaparras
4 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sopa de balsâmico

Modo de fazer:
Em um processador misture os ingredientes colocando o azeite e o balsâmico pouco a pouco até obter uma mistura homogênea e com textura expessa.






No comments:

Post a Comment