Tuesday, February 22, 2011

Restaurante Albamar

   Todas as vezes que eu passava pela Praça XV, eu via aquele "castelo" verde, à beira-mar. Me disseram que era um restaurante e aquilo me chamou a atenção e o desejo de conhecer tão exótico restaurante. Afinal, aquela arquitetura dava asas à imaginação do que poderia esperar do cardápio. Muito chique! Restaurante Albamar. 
   Ainda hoje, apesar das dificuldades, resiste ao tempo, mantendo uma culinária especializada em frutos do mar.
   Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC , o Albamar será o primeiro dos restaurantes que "Kibe Cozinhando com Amigos" indicará como referência para uma visita.
   A vista para a Baía da Guanabara é fantástica. Um charmoso elevador, que só cabem duas pessoas nos leva até o restaurante, conduzido por um ascensorista português, bem senhor.
   A especialidade é o filé de badejo à moda da casa, puxado no molho de vinho branco, com camarão, mexilhão e purê de batata. Resiste ao tempo uma delícia típica: o mineiro com botas (queijo prato ou minas com goiabada, ovo batido e banana caramelados com açúcar.


Saiba um pouco da história do Albamar.

   O primeiro mercado do Rio de Janeiro foi projetado na primeira metade do século XIX pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny, na beira da antiga praia de D. Manuel, junto do largo do Paço, para disciplinar o comércio de gêneros alimentícios – sobretudo peixe – na zona central. Um novo mercado, bem maior, foi inaugurado pelo prefeito Pereira Passos em 1908, como parte das grandes obras de remodelação urbana. Tinha planta quadrada, com pavilhões longitudinais e cinco torreões octogonais – um maior no centro, com relógio, e quatro menores nos ângulos externos. 
   Em 1933, num desses torreões menores, começou a funcionar o restaurante Albamar. Nos anos 50, o mercado foi demolido para a construção do elevado da Perimetral, mas o torreão do restaurante Albamar sobreviveu, solitário, com sua belíssima estrutura metálica importada da Bélgica e da Inglaterra. O interior foi reformado em 1964 pelo arquiteto Roberto da Costa Soares.

Restaurante Albamar: Praça Marechal Âncora ,186, Centro, Rio de Janeiro - RJ

No comments:

Post a Comment