Sunday, February 20, 2011

Tartare...O primo francês do ceviche

   
   Ontem, conversei com um amigo e ele reclamou que ao ler a receita do ceviche eu deveria também deveria trazer a receita do tartare; afinal de contas, já que falei de um, inevitavelmente deveria falar do outro.
   Então vamos lá! O tartar é um prato francês, que muito lembra o ceviche, que é um prato peruano. Ótimo também para entradas, as meninas aqui de casa, adoram quando faço para o lanche. Aliás, elas adoram os dois.
   Apesar da indicação de alguns chefs, considero que o tartare não depende da moda, muito menos é um prato exclusivo do verão. Seu consumo é apropriado para quem desejar uma refeição ligeira, independente de ter ou não outro acompanhamento.
   Prefiro um sabor mais leve do que o da carne, por isso prefiro o tartar com filé de atum ou salmão; e a receita básica que indicarei a voces, é a de salmão.
   A criatividade na apresentação deste prato, é infinita; então, o que importa é como faremos para "temperar" a carne do peixe. Portanto, tente. Invente. Faça com que sua receita seja do gosto de toda gente!


Ingredientes (1 porção):


Tartare
220g de filé de salmão
cebolinha verde a gosto
azeite de oliva extra-virgem a gosto
gergelim branco tostado
pimenta-do-reino a gosto (opcional)
limão siciliano


Redução de balsâmico
250ml de vinagre balsâmico
125ml de mel


Montagem
brotos de alfafa
rodinhas de tapioca


Preparo:
Corte o filé de salmão em pedaços bem pequenos. Pique os talos de cebolinha verde (se preferir, use salsinha) em pedaços bem miudinhos. Misture o salmão com os demais ingredientes, adicionando o azeite e a pimenta-do-reino. Arrume dentro de um aro, no centro de um prato, sobre as rodelas de tapioca.


Em uma panela, misture o mel e o vinagre balsâmico e leve ao fogo, deixando ferver. Espere que a misture reduza até um pouco mais da metade e retire do fogo.


Quando for servir, retire o aro do salmão, deixando o tartare bem no centro do prato. Decore o tartare com os brotinhos de alfafa. Acrescente o sumo do limão-siciliano e sirva imediatamente.


Acompanhe com a redução de balsâmico.


Bom apetite!





No comments:

Post a Comment