Thursday, July 14, 2011

Farfalle com Camarão e Palmito

 

    Para comemorar o aniversário de minha filha Luiza (26 anos), preparei um prato diferente. Uma massa com um toque de beira-mar, onde o camarão é um coadjuvante importante nessa composição.
   O farfalle é uma massa pouco utilizada na culinária do dia a dia brasileiro. Usada eventualmente em saladas, preferi utilizá-la em um prato quente, que enriqueceu o almoço e teve um rendimento excelente.
    Bom, primeiro vamos mostrar o que é um macarrão farfalle. Sace quele macarrão que parece uma gravatinha borboleta ou um laçarote!? Pois é! É esse mesmo. Interessante é que apesar de pouco usado é muito saboroso. Use um de boa marca, e que seja grano duro. Vale pagar um pouquinho mais caro, pois o benefício é justo. Existem de diversas cores, características dos sabores de cenoura, beterraba, espinafre e de ovos - o qual utilizei nessa receita. O camarão  voce pode utilizar de dois tamanhos. Eu escolhi um para misturar com o macarrão - limpo, sem cabeça e de tamanho médio; e outro maior, sem cabeça, para usar como decoração e dar um realçe ao prato. Escolha palmitos grandes para complementar a decoração, mas se quiser voce poderá usá-los menores e agregá-los ao camarões pequenos. 
Então? Vamos à receita!?

Ingredientes
500g de macarrão farfalle (grano duro)
1 kg de camarão limpo sem cabeça e sem casca
350g de camarão grande sem cabeça
500g de palmito
400g de tomate pelado
1 cebola média cortada em julienne
1 colher de sopa de alho desidratado (ou 3 dentes de alho)
1 talo de alho-poró
3 ovos cozidos
200g de azeitonas pretas
2 colheres de sopa de salsinha
1 pitada de pimenta síria
azeite extra-virgem a gosto
sal a gosto

Modo de fazer

   Cozinhe o macarrão e os ovos. Reserve.
  Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite as cebolas e o alho até ficarem dourados. Junte o camarão e deixe cozinhar por 5 minutos. Tempere com o sal e uma pitada de pimenta síria (ou outra a seu gosto). Agora, frite os outros camarões rapidamente (5 minutos) e reserve.
   Prepare um molho de tomate básico.
  Em uma forma refratária, unte-a com azeite e coloque o farfalle e os camarões pequenos. Misture. Coloque o molho de tomate, e sobre ele coloque os camarões grandes. Salpique a salsinha. Decore com os ovos cozidos, os palmitos e as azeitonas.
   Leve ao forno por 10 minutos, em fogo médio. Sirva imediatamente. 
  Voce poderá usar um bom queijo grana padano ralado ou outro de sua preferência.

Bom apetite!

Rendimento: 8 pessoas

4 comments:

  1. Looks so fresh and delicious! Happy birthday to your daughter!

    ReplyDelete
  2. Meu Querido Amigo,

    vc é demais... essa receita de divina, mas só provando no Brasil ou melhor no Rio de Janeiro, feito por voce, com todo essa carinho que vc brinda no seu blog. Vc está de parabéns e o seu carinho para com tudo que faz, está estampado, nao só na sua pose com um delicioso coco gelado e na sua face, mas também nas sua delicadeza em passar para todos nós as maravilhas culinárias que vc nos oferece, com palavras tao delicadas.
    Obrigada Meu Querido Amigo.....
    Sua eterna Amiga e admiradora...

    Rose

    ReplyDelete
  3. A VinoMaestro é uma importadora de vinhos italianos, massas e azeites.

    A VinoMaestro tem uma sugestão de massa Farfalle para indicar para fazer com essa recieta, é uma super novidade no Brasil.

    A Massa da Latini, que NÃO ENGORDA, pois NÃO contém AMIDO!

    Acesse o site e não deixe de experimentar essa novidade.

    http://loja.vinomaestro.com.br/eccelenze-alimentar.html

    ReplyDelete