Tuesday, July 19, 2011

Peixe Grelhado na Folha de Bananeira

 
Dizem que quem gosta de comer peixe, gosta de todas as maneiras que se faça. Cru, cozido, frito, assado, ensopado; sozinho ou acompanhado de outros ingredientes; com ou sem molho. Enfim, quem gosta, gosta e pronto.
Mas tem uma maneira que gosto de fazê-lo, que tem a ver com um sentido mais ritualístico. Fazer um peixe na brasa, em contato direto com o fogo, é uma maneira bem interessante de fazer esse prato.
Diferentemente do churrasco, o preparo do peixe na brasa, requer mais cuidados, pois sua carne delicada, não deve ficar muito tempo exposta ao calor das brasas, sob o risco de ficar ressecado e perder a suavidade de seu paladar.
Os temperos também são diversificados, pois se usamos apenas o sal grosso no churrasco, com o peixe a combinação de ervas e molhos, nos permite mais opções para dar um destaque ao tipo de peixe que escolhemos fazer.
Salmão, sardinha, vermelho, cioba, pargo, dourado, corvina, melro, pampo (e tantos outros, de água doce inclusive), fazem parte da “galeria” de opções que você pode usar no preparo de peixes na brasa. O camarão e a lagosta também podem ser usados, mas como são muito delicados, a atenção ao fazê-los deve ser bem maior, para que a não fiquem “duros”.
Como acompanhamento, podemos usar cebolas, banana-da-terra e outros legumes grelhados. Arroz e massas são outras opções.
O cenário também pode ser um detalhe significativo nesse dia. Se for à beira mar, ótimo. Em um dia de sol, com céu azul. Mas também podemos fazê-lo ao ar livre, em um clima bem descontraído, onde a informalidade dita o clima desse almoço ou jantar.

Uma boa receita, para o próximo fim de semana:

Ingredientes:

1 peixe inteiro (sem escamas e sem vísceras) - eu preferi o Cioba
Buquet de ervas frescas (de sua preferência: tomilho, alecrim, coentro, etc)
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
Sal (a gosto)
Folhas de bananeira ou papel alumínio
2 limões siciliano
Barbante

Acenda a churrasqueira da mesma maneira que voce faz com o churrasco. Enquanto o fogo estiver formando a brasas, vamos preparar o peixe.

Modo de fazer:

O peixe deve estar limpo, sem escamas e sem vísceras. Logicamente voce já o comprou assim.
Tempere-o com sal e azeite a seu gosto. Por dentro e por fora. Coloque as ervas de sua preferência, dentro do peixe – voce pode fazer um pequeno buquet com alho-poró, salsão, tomilho e sálvia. Se quiser, use camarão miúdo (para molho) com alecrim ou orégano. Amarre com o barbante todo o peixe, para evitar que a barriga abra e caia os temperos.
Enrole o peixe na folha de alumínio e leve-o a grelha. Deixe assando por uns 10 minutos, virando o lado na metade do tempo. Certifique-se que as brasas estejam com chamas baixas, mas com um bom calor. Após esse período, retire a folha de alumínio e deixe grelhando por mais uns 10 minutos.
Voce pode substituir a folha de alumínio pelas folhas de bananeira. Na Amazônia, chamam esse procedimento, de “moquear o peixe”. A folha de bananeira muda de cor sob o calor da chama; passando de verde vivo para um marrom esfumaçado.


Retire o peixe da grelha, desenrole-o e sirva em uma travessa, forrada com uma folha de bananeira, para manter o clima natural. Decore com fatias de limão siciliano, cortadas bem finas.
Ah! A pimenta é por sua conta. Durante a feitura na grelha ou na hora de servir.
Bom apetite!

9 comments:

  1. Mmmm, qué rico!! y qué buenas fotografías!!

    Un saludo.

    ReplyDelete
  2. Nossa Luiz Cláudio, que receita interessante! Fiquei com vontade de fazer também no final de semana (se eu fizer volto aqui para te contar). Eu também postei um peixinho nesse final de semana (bem menos bacana que o seu hehe). Adoro essas coincidências dos blogs!

    ReplyDelete
  3. Great post! What kinds of fish do you prefer for this? I'll have to start looking for banana leaves, they are hard to find in Portland!

    ReplyDelete
  4. Peixe com ervas nas folhas de bananeira/ brasa... é ótimo!

    ReplyDelete
  5. Verdade Bruno!

    Uma opção regional, para nós aqui no Brasil, é utilizar o peixe tambaqui - de excelente qualidade e sabor.

    Luiz

    ReplyDelete
  6. Una receta deliciosa...necesito probar el asado con la hoja dd plátano,saludos desde VIGO ESPAÑA MARIMI

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gracias por su visita Garlutti!
      Saludos desde Brasil!!!

      Delete