Thursday, October 27, 2011

Bacalhau à moda Segre


   Sabe aqueles dias em que dá vontade de fazer algo especial, mesmo que não haja um motivo tão especial assim!? Aqueles dias em que decidir o que fazer de almoço parece uma tarefa tão difícil. Então, a gente abre a geladeira e verifica seu conteúdo; e eis que se depara com 1kg de bacalhau em lascas!!! Surpresa melhor não poderia ter - mas se assim fosse, faríamos o bacalhau assim mesmo.
   Cecília ficou animada com a idéia e tomou a iniciativa de prepará-lo. Fiz a primeira parte que é o trabalho de dessalgar as lascas do bacalhau (do Porto, é claro), na noite anterior. Muita água. Lave bem, escorra. Lave de novo. Deixe em repouso por uma hora ou um pouco mais. Lave mais uma vez. Faça isso mais algumas vez, até a hora em que voce for dormir. Deixe de molho na geladeira. Bons sonhos!
   No dia seguinte, escorra a água. Lave mais uma vez. Prove um pedacinho e verifique se está salgado. Acredito que não. Prepare os ingredientes. 
   Nessa hora, Cecília tomou a frente da missão. Eu nem estava em casa, mas como já tínhamos conversado, não havia nada que eu pudesse fazer e ela estava ali, senhora da situação. Ah! Sim. Os ingredientes? Anotem...


Ingredientes

1 kg de lascas de bacalhau do Porto.
500g de batata
2 cebolas brancas médias cortadas em rodelas
1 cebola-roxa média cortada em rodelas
azeitonas verdes
azeite extra-virgem
sal a gosto

Modo de fazer

Depois que o bacalhau foi dessalgado, fica mais fácil o preparo do prato. Cozinhe as batatas até ficarem ao dente. Corte-as em rodelas, não muito grossas e disponha-as em uma travessa refratária com o fundo em azeite. Arrume-as em uma primeira camada. Cubra-as com a cebola e em seguida faça uma cobertura generosa com as lascas de bacalhau. Repita a sequência, deixando as lascas de bacalhau por cima de tudo. Decore com rodelas de cebola-roxa e regue generosamente com azeite.
Leve ao forno, em temperatura de 230ºC por cerca de 30 minutos. Se formar água no fundo da travessa, deixe diminuir, mantendo-a por mais alguns minutos. Quando estiver com pouco caldo, decore com as azeitonas e sirva imediatamente.
Esse é um prato que pode ser acompanhado de arroz ou simplesmente uma boa salada verde.

2 comments:

  1. Mmmm... que delicia de bacalao, Luiz Claudio!!! Se ve espectacular.
    Un abrazo

    ReplyDelete