Monday, October 3, 2011

Filet au Poivre Vert

 

   Que o filet mignon é uma das carnes mais apreciadas no mundo inteiro, ninguém duvida. Sua maciez é o destaque dessa carne que nos permite  uma variedade de receitas e maneiras de prepará-la. Rost-beef, strogonoff, medalhões na manteiga, grelhadas, ao vinho tinto e outras tantas receiats.
   Cozinhando com Amigos, porém, apresenta uma receita que é mais do gosto do francês, apesar de encontrarmos este prato em vários restaurantes aqui no Brasil; mas é um clássico da cozinha francesa e porque não dizer, internacional: o Filet au Poivre Vert - uma receita de sabor marcante.
  Acompanhado de purê de mandioquinha ou mesmo de batatas, com alcachofras ou aspargos, este prato sempre fará sucesso entre seus  convidados.


   Uma opção bem interessante para um jantar mais refinado, em que o romantismo esteja presente e seja o prenúncio de uma noite inesquecível. E de preferência que seja preparado a dois...
   O uso da pimenta, já é por si só um adicional excitante a este prato, pois segundo alguns autores e especialistas no assunto, a pimenta é o afrodisíaco natural mais eficiente de que se tem notícia - nada comprovado cientificamente, é claro. Mas por via das dúvidas, não custa nada acreditar um pouquinho, não é mesmo!?

 

   Muito usada na culinária turca, a pimenta verde é uma das especiarias mais vendidas em Istambul. É uma variedade da pimenta-do-reino e seu nome se dá por ela ser colhida antes de sua formação completa, mantendo uma cor esverdeada.
   Para usá-la tem que ter um pouquinho de ciência. Nem demais nem de menos. A quantidade exata para a combinação ficar perfeita.
    Para o filet mignon, procure comprar uma carne de boa procedência. Evite comprar aquelas peças que vem embaladas á vácuo, com sangue. Prefira as de coloração avermelhadas e naturais, mais sequinhas. Você será melhor atendido se comprá-la em um bom açougue. Peça ao açougueiro para limpá-la, reserve o cordão para usá-lo em outro prato (strogonoff, por exemplo) e peça para que ele corte o miolo em medalhões. Estes serão usados no preparo deste saboroso prato.
    Mas vamos logo à receita, pois já estou com água na boca!


Ingredientes

1 peça de filé mignon de cerca de 500g
1 colher de sopa de mostarda
2 colher de sopa de creme de leite fresco
1 caldo de carne dissolvido em 1 xícara de água quente
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sobremesa de pimenta verde
Poivre vert em grãos (pimenta-do-reino verde)
1/2 maço de salsinha
Farinha de trigo
1 copo de vinho tinto seco
Manteiga
Sal a gosto
 
Modo de fazer

Tempere os medalhões com sal, o alho, a cebola e coloque em um recipiente com o vinho por cima
Vire os file de vez em quando e reserve por 15 minutos
Após os 15 minutos passe os filé na farinha de trigo
Coloque os filés por vez para selar na manteiga (1 colher de sopa)
Depois que os filés estiverem grelhados e selados junte-os novamente a frigideira, regue com o vinho. Reserve.

Molho

Na frigideira que foram grelhados os filés acrescente mais 2 colheres de manteiga, a cebola e deixe dourar.
Logo após acrescente o alho e 1 colher de sopa de farinha de trigo.
Em seguida acrescente também a xícara de água com o caldo dissolvido. No liquidificador ou processador, dê uma moída grosseira (para que não fique muito moidinha) as 3 colheres da pimenta em grão e o 1/2 maço de salsinha
Acrescente na frigideira juntamente com a cebola, o alho, a farinha e o caldo
Deixe ferver em fogo baixo por 6 minutos, sempre acrescentando aos poucos e em pouca quantidade água fervente para que não grude no fundo. Assim que o sabor estiver apurando acrescente o creme de leite fresco e deixe apurar por mais 4 minutos.
Para finalizar acrescente os filés dentro da panela e sirva à francesa, com os acompanhamentos de sua preferência ou os citados acima.
 
Bom apetite!

2 comments:

  1. Luiz Claudio, adorei, está de dar água na boca!
    Beijos, Vivian

    ReplyDelete
  2. Maravilhoso! Prometo fazer e postar os resultados. Meu amor é um ser carnívoro! Tem paixãp por carne, de preferência, bovina e esse medalhão vai ser altamente apreciado. Vou pegar carona na sugestão do purê de batata baroa de acompanhamento. Estou adorando as receitas do seu blog, parabéns! Abraço e ótimo fim de semana.

    ReplyDelete