Monday, October 31, 2011

Moqueca de Saint Peter com Mexilhões

 

   Moqueca náo é um prato carioca. Sei bem disso. Mas a gente vai fazendo, vai aprendendo com quem sabe mais, vai experimentando, os outros vão gostando, e a gente até diz que faz - Moqueca!
  Então anotem. Não tem muuuuito segredo, o importante é a dosagem dos ingredientes. Eu não uso azeite de dendê - que me perdoem os tradicionais amigos baianos - mas é que aqui em casa minhas meninas não gostam. Mas que ele dá um sabor diferenciado, isso dá e se você quiser usar, não muda nada no preparo, basta substituir o açafrão espanhol pelo azeite de dendê.
Bom apetite!

Ingredientes

1kg de filé de Saint Peter (ou tilápia, é o mesmo peixe) cortado em quadrados médios
500g de mexilhões graúdos
1 cebola grande cortada em rodelas grandes
1 pimentão vermelho cortado em quadradinhos
4 dentes de alho inteiros
2 talos de salsão
500ml de leite de côco
1 colher de chá de açafrão espanhol
azeite extra-virgem
sal

Modo de fazer

Em uma panela de barro (preferencialmente) aqueça o azeite. Coloque a cebola cortada, o alho e o salsão. Deixe a cebola dourar. Acrescente o pimentão vermelho e deixe-o cozinhando em fogo médio até ficar bem macio. Coloque os filés de Saint Peter e os mexilhões. Tampe a panela por uns 2 minutos. Acrescente o leite de côco e em seguida coloque o açafrão para dar uma cor amarelada ao caldo. Mexa com cuidado para não desmanchar os filés. Tempere com o sal, a seu gosto. Deixe ferver um pouco para engrossar o caldo. Sirva imediatamente.

No comments:

Post a Comment