Monday, October 31, 2011

Spaghetti con Salsa di Gamberi - Espaguete com molho de camarão

 

   Fim de semana. É quase uma tradição, pelo menos aqui no Brasil, servir macarrão para a família, no domingo. Talvez por ser mais prático e de fácil aceitação entre adultos e crianças. As combinações são quase infinitas e de acordo com a região, os ingredientes podem variar entre carnes, aves e peixes; fica a critério do Chef ou da preferência de seus convidados.
   Apesar de estar a mais de 1.000km distante do litoral, resolvi fazer um espaguete com molho de camarão. A distância não problema, pois tenho um fornecedor de pescados que me atende muito bem. Os preços comparados aos do litoral são bem "salgados", mas até vale o custo benefício, uma vez que a qualidade é tão boa quantos os pescados de lá. 

 

   Ter a confiança em uma boa peixaria, faz com que você possa programar a escolha de seus pratos, com a certeza de ter produtos de qualidade. Aqui perto de casa, agora temos, a Peixaria Ueda, que fornece pescados em geral, vindos do litoral do estado de Santa Catarina e da região do nordeste do Brasil.
   E foi lá que comprei os camarões, ator principal, deste prato tão saboroso, que encantou a todos neste fim de semana.

Ingredientes

2kg de camarão-rosa sem cabeça
1 pacote de espaguete grano duro
1 cebola grande cortada em pedaços médios
3 dentes de alho
50g de azeitonas pretas 
100g de queijo parmesão cortado em lascas 
suco de 1 limão siciliano (ou tahiti)
1 colher de sopa de ervas-de-provence 
1 talo de salsão (aipo) cortado em fatias bem finas
2 latas de tomates sem pele
2 caixinhas de molho de tomate 
1 raminho de salsa
azeite-extra virgem
2 colheres de chá de açúcar
sal
Modo de fazer

Tratar do camarão é a parte mais importante e talvez por isso, a mais trabalhosa. O ideal é comprar o camarão limpo, sem casca, mas se você preferir pagar um pouco mais barato, você mesmo poderá retirar a casca. 
Uma vez o camarão limpo, tempere-o com sal e regue-o com o suco de limão, polvilhando as ervas de Provence. Deixe-o repousando por cerca de 1 hora na geladeira, para apurar.
Cozinhe o macarrão em água fervente. Reserve.
Prepare o molho do camarão. Em uma panela, coloque a cebola cortada e o alho e deixe-os dourando. Acrescente o salsão. Coloque os tomates e o molho de tomate pronto. Mexa bem, até formar um molho espesso.
Você pode fritar os camarões à parte, em azeite. Eu fiz assim. Depois fui acrescentando-os ao molho de tomate. Reservei alguns para decorar.
Como alguns aqui em casa não gostam muito que eu misture o molho ao macarrão, eu deixei o molho separado, colocando alguns camarões na decoração do prato.
Em uma paellera coloque o macarrão (pode ser em uma travessa grande), decore com os camarões, corte o queijo parmesão (preferencialmente fresco) sobre o macarrão, regue com azeite. Leve ao forno a 230ºC por cerca de 10 minutos. em seguida, decore com as azeitonas pretas e a salsinha.
Cada um se serve do molho na quantidade que quiser.
Bom apetite!

No comments:

Post a Comment