Friday, October 14, 2011

Frango à Toscana

 
   Confesso que frango não é a carne de minha preferência. Quem está me seguindo no blog, já percebeu isso. Mas existem algumas exceções que tenho que me render. Afinal, o que mais importa em uma receita é o diferencial que ela pode dar ao sabor, é no resultado final, o visual induzir a pessoa a querer saborear aquele prato, independente se ela vai gostar ou não. Este é o segredo de um prato bem feito - em todos os sentidos.
   A receita de hoje, vem da Itália, da Região da Toscana, berço do espírito renascentista e onde as transformações no pensamento e na cultura atingiram uma expressão superlativa.

 

   Frango à Toscana. Este é o nome do prato que vai deixar seus convidados babando. A receita não é de minha autoria, mas posso atestá-la, uma vez que a turma lá de casa aprovou. Ela foi publicada no livro Cozinha Italiana, da editora Parragon Books Limited - 2008. Fiz algumas adaptações, para que ficasse mais ao gosto do brasileiro e que também tivesse o meu toque pessoal. Você poderá fazer o mesmo, colocando outros temperos e ingredientes de seu gosto.
   Apesar de ter dificuldade mediana na sua preparação, a receita compensa o custo benefício. Então, vamos à receita!?

Ingredientes


2 colheres de sopa de farinha de trigo
8 sobrecoxas de frango (eu prefiro dessosá-las)
5 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1 cebola roxa fatiada bem fina
2 dentes de alho em pasta
1 colher de café de açafrão
100ml vinho branco seco
1 lata de tomates pelados picados
8 tomates secos em azeite, drenados e picados
250g de cogumelos frescos - tipo francês (em tiras)
Azeitonas pretas sem o caroço
Suco de 1 limão
Sal
Pimenta à gosto (prefiro a dedo-de-moça ou vermelha)
Folhas de manjericão fresco para guarnecer

Modo de fazer

Coloque a farinha de trigo em um prato fundo e tempere com o sal. Passe os pedaços de frango na farinha temperada, retirando o excesso.Aqueça o azeite em uma frigideira alta. Adicione os pedaços de frango e cozinhe em fogo médio virando os pedaços para que dourem uniformemente. Retire e reserve.
Junte a cebola e o alho à panela, reduzindo o fogo, mexendo de vez em quando até estarem dourados ou macios. 
Acrescente o açafrão ao vinho branco.
Em uma panela junte os tomates sem pele, os tomates secos, os cogumelos fatiados e a pimenta cortada em pedacinhos e cozinhe, misturando bem. Acrescente o vinho branco com açafrão e o suco de limão. Deixe ferver. 
Coloque o frango em uma travessa refratária. Cubra-o com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até o frango estar macio. 
Guarneça com o manjericão e as azeitonas pretas. Sirva imediatamente.

No comments:

Post a Comment