Wednesday, March 14, 2012

Camarão com espaguete e brócolis - II

 

   Se tem uma coisa que gosto de fazer e de comer (é claro!) é massa com frutos do mar. Uma refeição ligeira que pode ser uma excelente fonte de carboidratos e proteínas. Considerando que ainda teremos sais minerais, fibras, e outros nutrientes saudáveis incorporados a este prato. 
   O quê? Massa engorda? Caro amigo ou amiga, quero lhe dizer que há controvérsias. Tive um professor, que dizia que você pode comer tudo que for saudável, na quantidade que quiser. Lembrando, porém, que você tem que "queimar" tudo o que comer. Sedentário não deve comer um quilo de massas e depois dormir o sono dos justos. "Ah! Mas eu estou de dieta e não quero engordar, amigo!", e deve continuar. Coma um prato com uma porção mínima e depois vá fazer alguma atividade física. 
   Mas se você não tem problemas de saúde e pode comer massas (com glútem), então, que tal saborear um belo prato com camarão, espaguete e brócolis? Um prato fácil e rápido de fazer e que pode ser uma boa opção para um jantar quando for receber amigos inesperados.
   Já fiz uma publicação bem parecida com esta, no ano passado, mas estamos aqui de volta, com pequenas variações em seu feitio. Fica a dia e meu desejo de um bom apetite!

Ingredientes

500 g de espaguete
200 g de brócolis*
300 g de camarão limpo (sem casca e sem cabeça)
1 cloher de chá de ervas de Provence
1 colher de chá de lemon pepper
1 cebola média cortada em cubinhos
2 dentes de alho (mantenha-os inteiros e sem casca)
2 colheres de sopa de vinho branco seco
azeite extra-virgem a gosto
sal a gosto

*Você poderá usar outros ingredientes, tais como: abobrinha, berinjela, cenoura, pimentão vermelho, coração de alcachofra, palmito, repolho-roxo, etc...fica a seu critério.

Modo de fazer

Coloque o macarrão para cozinhar, em uma panela com água fervendo. esse processo deve levar em torno de 8 a 10 minutos, depois que a água ferver. Enquanto o macarrão cozinha, lave o camarão e coloque-o em uma pequena travessa ou vasilha. Tempere-o com o sal, o lemon pepper e a erva de Provence. Adicione o vinho branco e deixe marinando.
Corte os brócolis em pequenos pedaços e ponha-os para cozinhar até ficarem bem macios. Se você cozinhá-los no vapor, eles manterão sua coloração mais viva. Reserve.
Coloque azeite em uma frigideira e deixe aquecer a uma temperatura de 180ºC. Frite os camarões na frigideira, tomando o cuidado de secá-los antes, evitando a formação de caldo. Coloque pequenas porções por vez. Ao concluir, frite a cebola e os dois dentes de alho, com cuidado para não torrar o alho. Junte o camarão e misture com cuidado. Reserve.
Escorra o macarrão e coloque-o em uma travessa untada com azeite. Misture o brócolis e em seguida coloque os camarões por cima do macarrão. leve para gratinar por 10 minutos.
Sirva imediatamente!

Este prato serve 6 porções.
Tempo de preparo: 40 minutos

1 comment:

  1. ¡¡¡Impresionantes!!! Delicioso plato, me encanta.
    Saludos,
    Nieves.

    ReplyDelete