Sunday, May 22, 2011

Spaguetti com camarão e brócolis

 

    Domingo. Tradicionalmente é dia da pasta della mamma. Pelo menos aqui no Brasil - não sei na Itália é assim também. Talvez por ser mais prático, mais rápido e ter uma aceitação quase unânime da maioria dos "clientes" daqui de casa. A macarronada, tornou-se um prato bem popular neste dia e com uma infinidade de opções no seu acompanhamento.
   Hoje, trarei uma versão que espero seja do agrado de vocês. É simples, apesar da diversidade dos ingredientes, mas o resultado é compensador.
Então, vamos a receita e bom apetite!

Ingredientes

500g de espaguete grano d'uro
200g de brócolis
500g de camarão (sem cabeça)
3 ovos cozidos
azeite extravirgem
sal com especiarias

Para o molho

2 latas de tomate sem pele
3 tomates bem maduros
1 cebola média
1 colher de chá de páprica picante
1/2 cenoura ralada
1 colher de sopa de orégano
1 colher de chá de açúcar mascavo
sal
azeite extravirgem

Modo de fazer

Espaguete: Em uma panela grande, você pode cozinhar o macarrão e o brócolis. Adicione um fio de azeite, para dar um aroma e o macarrão ficar bem soltinho. Tempere com o sal.  
Cozinhe os ovos e reserve.
Em uma frigideira, coloque azeite e deixe aquecer. Adicione os camarões e deixe fritar por 10 minutos. Tempere com o sal com especiarias. Eu usei um da marca Smart Spice, blend Asian Fusion, com sal, coentro, alho assado, cominho, pimenta chilli, gengibre, canela, pimentas vermelha e verde, tomilho e orégano.
Quando o macarrão estiver cozido, coloque-o em uma travessa refratária, com um fundo de azeite. Decore com os brócolis e os ovos cozidos. Coloque, então, os camarões sobre o macarrão e leve ao forno (230ºC) por uns 10 minutos.

Molho: Corte uma cebola média em pequenos cubinhos e coloque-a em uma panela com azeite quente. Deixe-a dourando. Acrescente o alho, refogando-o. Acrescente a colher de páprica picante e o sal. Misture bem. Coloque os tomates sem pele - que devem ser macerados suavemente, o açúcar mascavo e o orégano. Deixe cozinhando por uns 15 minutos, para apurar o sabor.

Após 10 minutos, retire o macarrão do forno e sirva imediatamente. O molho deve ser servido a parte, em outra vasilha.

Rendimento: 6 pessoas.

2 comments:

  1. Que rica pasta, me encantan los camarones. Gracias por visitar mi blog y traerme al tuyo. Saludos

    ReplyDelete
  2. Que pinta tan estupenda,Me gusta la mezcla,Muchas gracias por visitar mi blog y asi poder conocer el tuyo.Besos.

    ReplyDelete