Tuesday, June 19, 2012

Comida de Boteco - Sanduíche de Filé com Fritas

 

    Foi só publicar uma receita sobre comida de boteco e o povo já liga pedindo outras, dando sugestões, pedindo até para escrever um cardápio completo, pois assim ficaria mais fácil quando chegasse em um boteco, saber quais petiscos pediria. Esse pessoal, não é brincadeira! Mas vamos atendê-los com mais uma receita fácil e rápida de fazer.
    Como eu disse, a escolha da carne fica a critério do freguês, mas por favor, compre carnes próprias para grelhar ou mesmo fazê-la em uma chapa. Carne dura, está fora de questão, não é mesmo!? Por isso, eu escolhi um contra-filé (bife ancho, como se diz na Argentina).
     O segredo de fazer um bife de contra-filé macio, é não fritá-lo demais, pois a carne perde o suco, ficando fibrosa e portanto ruim para comer. Ela deve ficar ao ponto, ou seja, seu interior deve ficar entre uma coloração rosada e um pouquinho mais assado, em um tom rosa bem claro. Para ter certeza do ponto, você pode cortar um pedacinho e ver se a coloração lhe agrada. Não esqueça: o importante é que tenha sumo e esteja macia.
     Este petisco fica bem para o lanche da tarde, início da noite. Substitui o jantar e a criançada gostará certamente. Recomendo fazê-lo em um fim de semana com chuva, quando você não estiver a fim de ir ao shopping, pegar engarrafamento e estas outras coisas que toda cidade tem.
     Então, anote a receita ou grave este site em seu browse.

Ingredientes

6 bifes de contra-filé (cerca de 150 g cada um; ou 5 cm de espessura)
sal grosso*
pimenta do reino moída na hora (opcional)
azeite extra virgem

Acompanhamentos
batatas fritas
pão francês passado na chapa
cream cheese ou outro queijo de sua preferência
fatias finas de tomate
Para decorar: alface americana ou rúcula

Fazendo
Conforme eu disse, os bifes devem ser altos, cerca de 5 cm de espessura (3 dedos), pois assim é um bife ancho portenho.
O ideal é que você tenha uma grelha, mas como eu sei que a maioria das pessoas não tem, pois moram em apartamento, então use uma frigideira de chapa grossa. As antiaderentes nem sempre dão um bom resultado - talvez seja implicância minha, mas como eu não vejo os Chefs as usarem, então eu prefiro segui-los.
Continuando...
Aqueça a chapa e coloque uma quantidade boa de azeite (umas 2 colheres de sopa). Deixe aquecer bem, mas com cuidado para não queimar o azeite. Coloque os bifes com uma pinça. Deixe fritar um pouco.
Coloque o sal sobre a carne, enquanto ela estiver fritando; deixe por uns 5 minutos. Vire a carne e repita o mesmo procedimento. 
Enquanto isso, como você é ágil na cozinha, você já tinha descascado as batatas e cortado os tomates em rodelas bem finas. O alface (ou rúcula) já estavam lavadas e pãozinho estava aquecendo em outra chapa (ou frigideira) para que o cream cheese fosse passado. Isso eu nem vou escrever, porque eu sei que vocês já fizeram.
Aperte o bife com a pinça (ou garfo) e veja se está macio. 
Espere mais 5 minutos e vire novamente até a carne começar a pegar cor. Vire mais uma vez. Para saber se está no ponto ideal de seu paladar, corte um pedacinho e veja a coloração.
Arrume o prato para servir e se a carne estiver no ponto, arrume-a sobre o pãozinho, conforme a foto.
Tempere com a pimenta-do-reino, se quiser e sirva em seguida.
Dependendo do tamanho da chapa ou da frigideira, você pode fazer os bifes de 3 em 3, para acelerar o momento de servir. Mas não frite muitos bifes de uma vez, para não criar muito caldo e a carne em vez de fritar, fica cozinhando no caldo.
Mais uma dica: Se quiserem, fritem rodelas finas de cebolas e alho em flocos e coloquem umas três colheres de molho de soja, formando um molho saboroso realçando o sabor da carne.
Bom lanche!
* Detalhe: O sal grosso deve ser utilizado em tamanho médio. Não pode ter "grãos" muito grande. Se precisar quebre-os um pouco com um martelo de amassar bife.

No comments:

Post a Comment