Thursday, June 21, 2012

A gastronomia no Cinema - Noivo neurótico, noiva nervosa

 

    Noivo neurótico e noiva nervosa, é para mim, um dos filmes mais inteligentes de Woody Allen. Difícil ficarmos impassíveis frente às situações enfrentadas pelo casal, personagens interpretados pelo próprio Allen e pela bela Diane Keaton.
   A cena do cozimento da lagosta é fantástica! Digna da percepção do genial diretor e que se torna uma referência marcante para quem assistiu o filme e hoje em dia vai preparar uma lagosta. Por isso, escolhi esta receita. Pelo humor refinado, condizente com o personagem principal (desta vez, falo da lagosta) a ser degustada em uma noite a dois, preferencialmente.

  
    Não me atrevo a pedir-lhes que encontre uma lagosta fresca, a não ser que você more perto da praia ou de alguma colônia de pescadores; mas provavelmente você encontrará lagosta de boa qualidade em boas peixarias ou até mesmo em supermercados. A da foto que ilustra a publicação de hoje, é a lagosta da Califórnia. Eu a importava nos anos 80/90, para alguns clientes vips quando eu era representante comercial, mas é claro que você pode usar a nossa lagosta, que é excelente! Anotem...


Ingredientes
 
Lagosta (1 para cada pessoa)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino branca a gosto
Suco de de 2 limões
2 dentes de alho 
2 colheres de sopa de maionese
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora
Manteiga a gosto

Fazendo
 
Divida as lagostas ao meio e limpe-as (tirar tripa e a gordura da cabeça)
Ferver a lagosta em água e sal por 3 minutos, escorrer, temperar com sal, pimenta, limão e alho.
Com um garfo, solte um pouco a carne da lagosta da casca, com um pincel passe manteiga entre a carne e a casca.
Cubra a carne da lagosta com uma camada fina de maionese.
Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos, à uma temperatura de 180ºC. Deixe gratinando até perceber que está dourada. Aproximadamente 15 minutos.
Sirva em seguida.

No comments:

Post a Comment