Thursday, June 14, 2012

Tchakchouka - uma delícia do Marrocos

by Valéry Guedes

     De vez em quando, a história de minha descendência vem à tona, sob os pedidos das minhas filhas. Conto o pouco que sei, e me imagino visitando terras mediterrâneas. Afinal, meu bisavô era da Argélia e sua esposa era espanhola. Aliás, já contei isso em outra publicação; então vamos ao prato do dia. 
    Bom, independente de vovô e vovó, gosto muito da comida árabe e por que não dizer, de toda comida mediterrânea!? Minhas preferências são concorrentes, pois não consegui ainda, dizer qual prato eu gosto mais. Cada um com sua maneira de fazer, seu sabor, sua cor, textura. Por isso, ainda não me decidi. Fico com todos. Guardados em meu caderno de memórias.
   Vamos conhecer hoje, um prato típico da cozinha marroquina, a Tchakchouka. Um prato que pode ser servido como entrada, degustado frio ou como acompanhamento de uma boa carne grelhada.  
  Anotem.

Ingredientes

1 kg de tomates bem maduros
500 g de pimentões vermelhos
3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
1 maço pequeno de coentro
1 maço pequeno de salsa
1 colher de café de cominho
1 colher de café de páprica
1 pitada de pimenta malagueta
Sal

Fazendo
 
Acenda o grill do forno. Coloque os pimentões em uma travessa e deixe-os grelhando por 15 minutos, até que a pele escureça, virando-os regularmente. Envolva-os em papel alumínio e deixe esfriar durante 10 minutos.
Durante esse tempo, afervente os tomates durante 15 segundos, depois os passe em água fria. Retire-lhes a pele e as sementes; corte-os em cubinhos.
Retire a pele dos pimentões cuidadosamente; corte-os em pedaços pequenos. Descasque e amasse o alho. Lave, enxugue e pique as ervas.
Aqueça o azeite em uma caçarola grande. Adicione os tomates e os pimentões, as especiarias, as ervas e o alho. Tempere com sal. Deixe cozinhar em fogo brando durante 20 minutos, mexendo de vez em quando, até a completa evaporação da água. A tchakchouka deve ficar bem cremosa.


Esta receita foi publicada em A cozinha marroquina, de Imane Zeckri e Arlette Arnoult – Ed. Larousse.

No comments:

Post a Comment