Friday, June 22, 2012

Salada de camarão com batata à cajun

 


    No ano passado, publiquei uma receita que falava da culinária cajun, um estilo que me agrada muito pela similaridade com a comida brasileira - especificamente com a comida baiana, por usar a pimenta como um condimento básico na preparação de pratos quentes e também em pratos frios, como é o caso desta salada que trazemos hoje.
    Já que na publicação anterior, fizemos lagosta, que tal fazermos uma salada de entrada com um toque diferenciado? Pois bem, esta receita, serve 2 pessoas, já que tínhamos proposto um jantarzinho a dois. Anote a receita e bom apetite!

Ingredientes

300 g de batatinhas (batata-bolinha)
1 colher de sopa de azeite extra virgem
250 g de camarões grande (limpos e sem cabeça)
1 dente de alho amassado
4 talos de cebolinha bem picados
2 colheres de chá de tempero cajun*
1/2 abacate maduro
brotos de alfafa
sal a gosto

Fazendo

A salada


Corte as batatinhas ao meio e cozinhe em uma panela grande com água ligeiramente salgada por 15 minutos ou até ficarem cozidas. Escorra bem e reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira wok. Junte os camarões, o alho, a cebolinha e o tempero cajun. Refogue por 3 minutos em fogo médio (180ºC) ou até os camarões ficarem rosados. Adicione as batatas e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo bem. Coloque em uma travessa. Corte o abacate em cubinhos, junte à salada e finalize com os brotos de alfafa. Sirva em seguida.

Tempero cajun

Junte 1 colher de sopa de páprica doce, 1 colher de de sopa de alho em grãos (desidratado) com sal, 1 colher de sopa de cebola em pó, 1 colher de chá de pimenta calabresa (ou cayena), 1 colher de chá de pimenta-do-reino branca, 1 colher de chá de pimenta-do-reino preta, 1 colher de sopa de orégano e 1 colher de chá de tomilho seco. Bata tudo em um processador e utilize a quantidade indicada. O que sobrar, você armazena em um vidro com tampa e guarda na geladeira.

No comments:

Post a Comment