Friday, October 5, 2012

Filé de salmão com cebolas e pimentão vermelho


      Almoçar em casa sempre é um prazer. Ainda mais quando a comida é feita com carinho e o principal item do cardápio tem a aceitação de todos. Dificilmente se erra nessa situação.
      O prato de hoje é: Salmão ao forno com cebolas e pimentão vermelho; um prato assinado por Cecília Segre e que rendeu elogios por parte dos que tiveram o privilégio de saboreá-lo. É claro que como aqui em casa todo mundo é fã de salmão, a novidade já teve no mínimo 50% de aceitação, e quando chegou à mesa, aí foi a confirmação de que a mão da autora continua boa.
O quê? Se sobrou? É claro que não! Ainda mais que teve por complemento uma geleia de jabuticaba reduzida no balsâmico (clique aqui e saiba como fazer). Como dizem algumas pessoas: É de comer rezando! Mas como é de bom costume e educação, não gosto de falar enquanto como. Então rezei e saboreei este fino prato.
Calma gente! Já vou dar a receita! Só porque a imagem encheu suas bocas de água, não é motivo para ficarem ansiosas. Lápis e papel na mão; anotem!

Ingredientes

1 filé de salmão (1,5 kg)
3 cebolas médias
½ pimentão vermelho, cortado em tiras
1 colher de sopa de ervas de Provence
50 g de azeitonas pretas
Sal a gosto
Azeite extra virgem a gosto

Fazendo

Unte generosamente uma forma refratária com o azeite. Corte duas cebolas, em rodelas e espalhe-as sobre todo o fundo da forma. Tempere o filé com o sal e as ervas de Provence. Coloque-o sobre a camada de cebolas. Distribua as tiras do pimentão sobre o filé e complemente com as rodelas de cebola restante. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido, a uma temperatura de 180ºC, por aproximadamente 20 minutos. Após este período, retire a folha de alumínio e deixe por mais 10 minutos sob o calor da grelha.
Finalize com as azeitonas pretas e mais um pouco de azeite. Sirva imediatamente.

Bom apetite!


1 comment:

  1. Meu Querido,
    ainda bem que aqui nao falta salmon... vou fazer hoje mesmo essa receita... é uma maneira de comer salmon, mas bem diferente da maneira Européia... muito boa... depois te conto como foi!!
    Um beijo e adoro visitá-lo por aqui... sempre me dá agua na boca... rsrsrsrs....
    Beijao e ótimo final de semana.
    Fique com Deus e meu carinho... é claro!!
    Rose

    ReplyDelete