Wednesday, October 24, 2012

Filé de truta com ervas finas e alcaparras


A primeira vez que comi truta, foi lá no Rio de Janeiro e por incrível que pareça no restaurante da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lá na ilha do Fundão. Fantástica, a truta é claro!
Desde aquele dia, este peixe exigente em seu habitat, que tem de ter águas bem limpas e bem frias, passou a fazer parte de minha dieta, mesmo que fosse uma vez por ano. Inesquecível seu sabor. E para mim, fez sucesso muito antes do salmão chegar às peixarias brasileiras.
Esta semana encontrei em uma peixaria, belos exemplares de trutas. Comprei logo cinco; e imaginei logo a receita, quando as vi, ali na vitrine da peixaria. Filé de truta com ervas finas e alcaparras.
A princípio pensei em fazê-las grelhadas na brasa, mas isso só seria possível se as fizesse na churrasqueira, e já que me daria mais trabalho fazer desta maneira, preferi fazê-las ao forno, que seria mais prático e não menos saboroso.
Vou passar a receita para duas pessoas; se precisar, multiplique pelo número de convidados.

Ingredientes
1 truta inteira sem escamas e sem vísceras (cerca de 300g)
1 colher de sopa de casquinhas de limão com ervas finas
1 colher de sopa rasa de alcaparras
1 limão siciliano
 1 ramo de alecrim
1 cebola média cortada em fatias finas
1 pitada de pimenta-do-reino (opcional)
Sal a gosto
Azeite a gosto

Fazendo
Corte a cabeça da truta e abra-a ao meio pela barriga. Retire a espinha inteira e deixe-a aberta no formato de um bacalhau.
Coloque uma porção generosa de azeite no fundo de uma forma refratária. Coloque a truta aberta. Tempere com o sal, as casquinhas de limão com ervas finas, as alcaparras e as rodelas de cebola. Regue com um fio de azeite e acrescente o raminho de alecrim. Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a uma temperatura de 180ºC. Deixe assar por 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe gratinar por mais 5 minutos, ou até diminuir bem o caldo que se formou na travessa. Sirva imediatamente.

Bom apetite!

2 comments:

  1. Olá Luiz Claudio!
    Com esta preparação só pode ter ficado uma delícia!

    Bom final de semana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Andréa!
      Ficou sim. Pelo menos a turma lá em casa, não deixou sobrar nem um pedacinho.
      Grato por sua visita e seu comentário. Bom fim de semana pra você também!

      Delete