Saturday, October 13, 2012

Lasanha de berinjela


Fim de semana é ótimo para experimentarmos novas e velhas receitas. Se for nova, a gente tem a opinião da família pra dizer se ficou bom ou não e aonde precisa melhorar; se o tempero ficou mais forte, a gente “diminui” a mão e acerta a medida exata. Se for receita já consagrada, a gente dá um toque diferente e vê se a unanimidade se confirma. Pronto! Lá fui eu pra cozinha, arriscar uma receita que não tem unanimidade, mas os que gostam, comem com vontade: Lasanha de berinjela.
Super-fácil de fazer, a lasanha de berinjela é uma opção para quem não pode comer glúten. Leve e saborosa, a lasanha dá bem pouco trabalho de fazer, pois a dificuldade se apresenta, somente na preparação do molho, que fica a critério do freguês.
Desta vez, fiz com molho a bolonhesa, mas você pode fazer al sugo (molho de tomate), com molho de camarão, molho branco, etc. Vamos ver a receita, então!?

Ingredientes

Molho
500 g de carne moída
6 tomates grandes picados, sem pele e sem sementes
500 de purê de tomate
1 cebola grande cortada em pétalas
 2 dentes de alho fatiados
1 colher de chá de lemon pepper
1 pitada de orégano
1 colher de chá de páprica doce
1 pitada de noz moscada
Azeite extra virgem a gosto
Sal a gosto

Lasanha
4 berinjelas grandes
400 g de muçarela ralada
200 g de quejo parmesão ralado grosso

Fazendo

O molho

Frite a cebola no azeite em uma panela. Deixe dourar ou até que fique bem macia. Coloque o alho fatiado. Deixe dourar e acrescente o tomate. Refogue-o e quando estiver bem macio acrescente a carne moída aos poucos. Mexa bem, para que a carne fique com uma coloração uniforme. Tempere com o sal, o lemon pepper, o orégano, a páprica e a noz moscada. Misture-os bem com a carne. Sinta o aroma invadindo sua cozinha.
Agora coloque o purê de tomate. Se você preferir uma consistência mais líquida, adicione um pouco de água. Tampe a panela e deixe o sabor apurando em fogo médio (180º C), por aproximadamente 20 minutos. Reserve.

A berinjela - Montagem do prato
Em uma forma refratária de borda alta, coloque um fundo de azeite. Descasque as berinjelas e com uma faca bem afiada corte-as ao comprido em fatias finas e faça uma primeira camada com as lâminas de berinjela. Cubra as berinjelas com o molho a bolonhesa. Acrescente de forma generosa, a muçarela. Faça outra camada de lâminas de berinjela, acrescente mais molho e cubra com a muçarela. Repita mais uma vez e finalize com o queijo parmesão ralado.
Leve ao forno alto (230º) por aproximadamente 15 minutos ou até quando estiver borbulhando. Deixe esfriar um pouco e sirva em seguida.

Bom apetite!

1 comment: