Monday, October 1, 2012

Workshop - Paellas e Zarzuela


Sábado, dia 29 de setembro, aconteceu o primeiro workshop do Bistrô Cozinhando com Amigos – Atelier Gourmet. Uma ideia que surgiu em atendimento a pedidos de amigos, que queriam saber como eu faço alguns pratos que eles aprenderam a gostar.


Elegi a paella valenciana (com sotaque carioca), por ser talvez, a personagem principal dentre as variadas receitas que preparo e também pelo glamour de sua preparação, que invariavelmente é uma festa. Um prato para fazer para um tanto bom de pessoas, nunca menos de dez.


A zarzuela, uma sopa espanhola com frutos do mar, também entrou na complementação do workshop (não vou usar a palavra “oficina” porque para mim, esta deve ser usada para consertar carros e nunca para designar uma atividade gastronômica). Antes que me perguntem, vou logo avisando. Não é necessário que esteja frio para degustarmos uma zarzuela. Basta querer fazer um prato rápido e que seja um diferencial de qualidade, em comparação com aquelas sopinhas nojentas que vêm prontas em envelopes. Certamente se você preparar um prato desses, seus convidados jamais o esquecerão – nem a você e nem ao prato.


   Cenário pronto; comecei fazendo a paella. Usei uma frigideira nova, especialmente comprada para este evento. Escolhi uma com 55 cm de diâmetro, pois ela serve bem a 15 pessoas e nunca temos menos do que isso, participando dos almoços familiares.

 

    Os detalhes do Atelier Gourmet eram perceptíveis, na medida em que o tempo passava durante a preparação das receitas. Os participantes interagiam comigo e com o lugar. De forma descontraída o workshop não teve a característica de uma “aula” formal e sim de um bate-papo entre amigos.


    Um a um, os ingredientes eram colocados, aumentando a expectativa, enquanto algumas anotações eram feitas, logo depois de eu dar algumas dicas de como fazer cada etapa. 
     Sinceramente, o aroma tomou conta do local. Impossível não ficar com a boca cheia de água, esperando a hora em que a tal paella ficasse pronta. Não aprender a fazer, creio que seria impossível, já que os participantes não despregavam os olhos da frigideira. 


    
    Para mim foi um prazer fazer deste dia, um encontro de amigos, em que aprendemos uns com os outros. Os participantes aprendendo a fazer mais dois pratos saborosíssimos da culinária espanhola e eu aprendendo com eles a fina arte de fazer mais amigos. Assim foi durante todo o dia. Uma festa! 
    Virão outros workshops certamente; e aqueles que não puderam vir desta vez, que possam vir em outras, pois daqui pra frente, o Bistrô Cozinhando com Amigos – Atelier Gourmet será um ponto de encontro de amigos, onde aprenderemos a fazer muitos outros pratos. 

     Grato a todos que compareceram e até breve!

1 comment:

  1. Que delícia! Abriu meu apetite. Pena que aqui perto do meu trabalho não tenha nenhuma comidinha que se pareça com essa...

    ReplyDelete