Wednesday, January 21, 2015

Sorbet e Granita - deliciosas opções refrescantes para este verão

 

Os nomes até soam parecidos, mas há uma grande diferença entre sorvete e sorbet. O primeiro é geralmente feito com leite ou creme de leite e, por isso, é mais gorduroso. Já o sorbet tem como ingredientes de base água e frutas. O resultado é um sorvete mais granulado, que até faz lembrar uma “raspadinha”. Por ser leve, é comumente usado em degustações para limpar o paladar e neutralizar o sabor entre um prato e outro.
O sorbet é muitas vezes confundido com o gelatto italiano e muitas vezes considerado como sendo o mesmo que sorvete.
Sorvetes ou sherbets (outra variação nominal) também podem conter álcool, o que reduz a temperatura de congelação, resultando em textura mais suave.
Considera-se que sorvete é feito com produtos lácteos bem batidos, e o sorbet não, o que contribui para um produto denso e extremamente saboroso. O sorbet é servido como uma sobremesa que não engorda ou que tenha baixo teor de gordura em relação ao sorvete.
A palavra sorbet é possivelmente derivada do verbo italiano sorbire (para beber). No entanto, a raiz está presente em línguas indo-européias, como a grega e a persa, por exemplo.
Nestes tempos e recordes de calor, é sempre bom podermos degustar um bom sorvete; e agora um sorbet, também. O bom de tudo isso, é que podemos preparar o sorbet em casa; e com a criançada de férias, fica mais uma opção tanto para a sobremesa quanto para um complemento do lanche no final da tarde.
Na Itália, existe uma variação semelhante ao do sorvete, chamada granita embora com uma textura levemente crocante. À medida que o líquido congela em granita ele forma visivelmente cristais de grandes dimensões, que são deixados sem agitação. A granita também é muitas vezes preparada com um garfo para dar uma textura uniforme e crocante quando servida.
Sendo semelhante também, ao sorvete, a granita apresenta no entanto, uma textura mais grosseira e mais cristalina. A textura varia, contudo, de cidade para cidade, apresentando pedaços de gelo maiores na costa ocidental da Sicília e em Palermo e sendo mais fina na parte oriental da ilha. Estas diferenças resultam da utilização de técnicas de congelamento diferentes: as mais finas são produzidas com máquinas de gelado, enquanto as mais grosseiras são congeladas e agitadas esporadicamente, sendo raspadas no fim, de forma a produzir cristais de gelo separados.
Os ingredientes tradicionais mais comuns são limão, tangerina, jasmim, café, amêndoa, hortelã, morangos selvagens e amoras. As subtilezas dos ingredientes sicilianos são importantes para o produto final de uma granita: os limões sicilianos são pouco ácidos e as amêndoas usadas são dos tipos doce e amargo.
Na cidade de Catânia, é também tradição preparar granitas de chocolate. A granita de café é muito comum na cidade de Messinas, enquanto a granita com amêndoas é bastante popular na cidade de Catânia. Nesta última cidade encontram-se também bastante difundidas as granitas de pistache, oriundas da cidade de Bronte, para além das granitas de pêssego e de ananás.
No verão, é comum consumir uma granita com um pão doce siciliano conhecido como brioche, constituindo esta combinação por vezes o próprio desjejum. Em língua siciliana, essa combinação é designada como granita câbriosci.

2 comments:

  1. E as receitas ??? :( :( Márcia Velloso

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Márcia! Tem duas receitas publicadas. Visite a parte de cima do blog e bom proveito!!!

      Delete