Tuesday, November 1, 2011

Outubro, Halloween e Abóboras

 

   Foi-se o mês de outubro. Um mês interessante, podemos dizer; pois temos algumas celebrações que marcam este período do ano. Porém, é justamente entre o pôr do sol do último dia de outubro e o 1º dia de novembro que comemora-se o dia das bruxas - momento em que ocorre a noite sagrada do halloween. Uma festa tradicional que acontece nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido; mas que no Brasil, perdeu essa coisa mística e virou Dia das Bruxas. Brasileiro é informal demais, para ter esse sentimento místico.
   Mas o que tem a ver Cozinhando com Amigos com essa história? Nada. Nada que vá além do símbolo maior desta comemoração e que hoje em dia é motivo para festas - principalmente na cidade. Sabem o que nos chamou a atenção? A abóbora!
   É deste fruto usado na culinária de diversos países, inclusive no Brasil, que vamos falar hoje. Aliás, falar não, vamos conhecer uma receita que minha amiga Ana Lúcia D'Andrea Marques publicou a foto em minha página do Facebook. 

 

   Segundo Ana, ela aprendeu essa receita com o Chef Marcos Carneiro, um chef boulanger, especializado em pães orgânicos. Uma receita fantástica (mas sem mistérios, se é que vocês estavam esperando algo assombroso)

Abóbora Okaida com Alho e Ervas Aromáticas

 

   Este prato pode servir de entrada ou de acompanhamento, você decide. Mas importante é decidir o tipo da abóbora que você vai usar. Na receita de hoje, eu usei a abóbora okaida (ou "japonesa"), mas você pode usar a "moranga" ou a "jacaré ".

Ingredientes

1 abóbora (1,5kg)
4 cabeças de alho
2 colheres de sopa de ervas-de-provence
sal grosso (médio)
azeite extra-virgem

Modo de Fazer

Corte a abóbora em fatias grossas e corte-as ao meio. Se você quiser preservar a casca da abóbora, lave-a bem passando uma escovinha; senão, descasque-a.
Coloque os pedaços em uma forma refratária, untada com azeite. Coloque um dente de alho com casca em cada um dos pedaços. Salpique pequenas porções de sal grosso sobre os pedaços. faça o mesmo com as ervas-de-provence. Regue generosamente com azeite. Cubra a travessa com uma folha de alumínio e leve-a ao forno a uma temperatura de 230º C, por aproximadamente 20 minutos. Retire a folha de alumínio, verifique se a abóbora está macia. Sirva imediatamente. Bom apetite!

No comments:

Post a Comment