Friday, October 21, 2011

Tomates Recheados

Photo by Lauren Erica

  É comum não conhecermos a origem dos alimentos que comemos. Interessante como eles chegam às nossas mesas e nem sequer imaginamos como foi que aquele determinado alimento chegou ao nosso continente. Um destes alimentos é o tomate.
  Alguns especialistas defendem que os tomates foram introduzidos no mundo através do povo Inca no Peru que cultivavam espécies nativas, ainda silvestres do fruto que daria origem a todas as variações posteriores. Este tomate original se chamava Lycopersicum cerasiforme, e só chegaram à Europa no século XVI.
  Inicialmente o tomate era tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais, supostamente por causa de sua conexão com as mandrágoras, variedades de Solanáceas usadas em feitiçaria. Sómente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior, inicialmente na Itália, depois na França e na Espanha.
  Hoje este pequeno fruto, faz parte de todas as mesas do mundo tornando-se uma unanimidade na culinária internacional. Podendo servir na produção de molhos, saladas, além de poder ser desidratado e conservá-lo em azeite e outros condimentos.
   Cozinhando com Amigos, mostrará uma receita de tomate como entrada de um prato principal. A variedade de opções são muitas, sendo que a sua imaginação é campo fértil para inventar sua própria receita, testamos temperos e outros ingredientes, que farão com que seus convidados apreciem este prato.

Tomate Recheado

   Este prato é muito versátil. Pode ser servido quente ou frio, com uma diversidade de recheios infinita. Sua intuição e bom gosto dará o toque diferenciado a receita que mais lhe agradar. Vou dar algumas opções. Mas se quiser invente outras. Peça sugestões as amigas e ao pessoal de casa.
  
Modo de fazer

Originariamente, este prato é de origem grega e utiliza arroz para recheá-lo, mas você poderá fazer conforme as receitas abaixo e se quiser acrescente aos ingredientes o arroz de sua preferência. Os tomates devem ser de tamanho médio. Nem muito pequenos nem muito grandes, para que não concorram com o prato principal. Lembre-se que voce está preparando a "entrada". Outro detalhe importante: os tomates devem estar preferencialmente maduros, mas não muito, pois podem se desmanchar quando voce levá-los ao forno. Se for servi-los ao natural, não há problema.
Corte a parte de cima do tomate. Com cuidado,retire o miolo com as sementes.


Recheio com shitake, salsinha, castanha brasileira, pimenta dedo-de-moça, azeite extra-virgem

Ingredientes

6 tomates médios
150g de cogumelo shitake
2 colheres de sopa de salsinha
50g de castanha do Brasil (moída em pedaços pequenos)
1/2 pimenta dedo-de-moça (sem sementes)
azeite extra-virgem a gosto
sal a gosto
Modo de fazer
Fatie o shitake e passe-o em uma frigideira com azeite extra-virgem, até cozinhá-lo. Adicione a castanha moída, pedacinhos de pimenta dedo-de moça (sem sementes), mexendo bem por cerca de 5 minutos. Adicione a salsinha e misture-a aos demais ingredientes.Recheie os tomates e sirva imediatamente. Se preferir, leve os tomates ao forno por cerca de 10 minutos, a uma temperatura de 230ºC.




Recheio com camarão, berinjela, rúcula, cebola-roxa, croutons e azeite extra-virgem

Ingredientes

6 tomates médios
200g de camarão pequeno (limpo)
1 berinjela tamanho médio
3 folhas de rúcula
1 cebola-roxa pequena
100g de croutons
azeite extra-virgem a gosto
sal a gosto

Modo de fazer

Em uma frigideira, frite os camarões. Reserve
Corte a cebola em cubinhos pequenos. Leve-a ao fogo em uma frigideira pré-aquecida com azeite. Deixe-a dourando. Em seguida acrescente a berinjela, cortada em cubinhos iguais a cebola, refogue até a berinjela estar bem macia, quase se desmanchando. Acrescente os croutons e misture, fazendo uma "farofa". Acrecente a rúcula, que deve ser cortada em pedaços bem pequenos. Deixe cozinhar por uns 5 minutos, mexendo bem. Acrescente os camarões e mexa até formar uma mistura homogênea. pronto. Pode rechear os tomates. Leve ao forno por 5 minutos em temperatura de 230ºC. Sirva imediatamente.

Outras receitas virão. Aguardem...e bom apetite!

2 comments: