Monday, June 18, 2012

Rocambole com chantilly e morango


   Confesso que essa receita de hoje é uma maldade para quem está procurando manter a forma ou voltar a boa forma; mas cá pra nós, que dá vontade de comer essa delícia, isso dá, não é mesmo!?
    Particularmente, doce não é meu fraco e nem meu forte, mas como sei que os amigos gostam, então, porque não trazer algo que pelo menos em um aniversário ou outra ocasião especial, possa ser feito e compartilhado com seus convidados?
    A base da receita é o famoso rocambole, que para mim, é a massa de bolo ou torta que mais aprecio. Leve, de sabor delicado, sem aquela sensção de culpa se você quiser repetir mais uma fatia. A dificuldade maior de fazer o rocambole, sempre será a de enrolar a massa depois de assada. Mas com cuidado, tenho certeza de que você conseguirá.
    Então vamos à receita. Anotem.

Ingredientes

6 ovos (claras e gemas separadas)
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Manteiga para untar

Recheio

1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres sopa de amido de milho
1 gema

Cobertura

4 xícaras  de chá de chantilly fresco
8 morangos fatiados

Fazendo

Na batedeira, bata as gemas, uma a uma. Acrescente o açúcar e bata até crescer e ficar fofo. Adicione a farinha misturada com o fermento e mexa. Junte delicadamente as claras batidas em neve. Coloque em uma assadeira de retangular untada e forrada com papel-manteiga também untado. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 25 minutos. Retire do forno, desenforme sobre um pano úmido, enrole e deixe esfriar. Em uma panela, misture os ingredientes do recheio e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Deixe esfriar. Desenrole a massa, espalhe o recheio e enrole novamente. Cubra com o chantilly e distribua os morangos. Leve a geladeira e deixe resfriar por uns 30 minutos antes de servir. Sirva em seguida.

1 comment: