Wednesday, July 10, 2013

Cheesecake com mirtilos


Cheesecake - A história

Fui buscar no “São Google”, a origem desta sobremesa tão apreciada e com certo ar de sofisticação. Engana-se, porém, quem pensa que sua confecção seja complicada. É simples, mas seu custo é elevado, considerando-se o queijo que é usado comumente – o cheesecake.
Mas conheça um pouco de sua história e surpreenda seus convidados na próxima vez que eles forem almoçar ou jantar em sua casa.
Nota: Procurei o autor do texto abaixo, mas infelizmente não encontrei a autoria.

A origem do Cheesecake

A primeira vez de que se tem registo do famoso Cheesecake é na Antiguidade Clássica.
Relatos históricos dão conta de que o cheesecake foi servido, pela primeira vez, na Grécia Clássica durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos em 776 a.C.. Não é difícil imaginar um "atleta" a comer uma fatia de cheesecake de framboesa antes da prova dos 100 metros?
Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos. Diz-se que os romanos ofereciam cheesecake aos seus Deuses para acalmá-los. E assim foi se espalhando até chegar aos cadernos de receitas de nossas avós.
O ingrediente essencial da cheesecake é, obviamente, o queijo. No entanto, vários são os tipos encontrados em receitas através dos tempos. O queijo cremoso, o queijo Francês Neufchâtel, o cottage e o ricota. O mais famoso e mais utilizado nos dias de hoje é o primeiro - o queijo cremoso. Em 1872, um leiteiro americano tentando recriar o queijo Neufchâtel, acabou por chegar ao cream cheese – ou, por outras palavras queijo cremoso.
Nos Estados Unidos, variações de tortas de queijo chegam trazidas pelos povos colonizadores. O desenvolvimento de um queijo cremoso pasteurizado, o famoso Philadelphia, por leiteiros nova-iorquinos no século XIX, definiu o principal queijo a ser utilizado nas receitas. O famoso NY Style Cheesecake, receita dos judeus de Nova Iorque, tem o Philadelphia, ou cream cheese, como ingrediente principal.
Existem milhares de receitas de cheesecake. Quando falamos em receitas, não queremos dizer apenas quantidades de ingredientes diferentes. O que mais impressiona é a variedade de ingredientes que podem ser acrescentados à massa básica de queijo, à sua base crocante e à cobertura, sem que seja descaracterizado o sabor delicioso do queijo.
E já que estamos em uma boa época para encontrar uma frutinha exótica, mas muito saborosa chamada mirtilo, que tal fazer uma bela torta de cheesecake com elas – igual a da foto acima?

Ingredientes

150 gramas de manteiga
150 gramas de  biscoito de maisena
1 colher de sopa de essência de baunilha
450 gramas de cream cheese
250 gramas de açúcar
300 gramas de mirtilo
60 gramas de açúcar de confeiteiro
400 gramas de creme de leite

Fazendo

Ponha os biscoitos em um saco. Moa com um rolo de massa.
Derreta a manteiga em uma panela.
Despeje os biscoitos moídos na manteiga e mexa bem.
Forre uma assadeira de bolo de 20 cm (com base removível) com papel-filme. Coloque nela a mistura de biscoitos, aperte com um amassador para ficar plana e coloque na geladeira.
Misture o cream cheese, o açúcar e a essência de baunilha. 
À parte - bata o creme de leite até ficar espesso, e então misture com o cream cheese.
Espalhe a mistura de cream cheese com o creme de leite sobre a base de biscoitos. Leve à geladeira por 2 horas ou de um dia para o outro.
Coloque os mirtilos sobre a massa e leve de volta à geladeira, por pelo menos 1 hora antes de servir.
Bom apetite!

2 comments: