Friday, July 26, 2013

Pitaya uma fruta exótica em sua mesa


   Tem uma fruta exótica que é possível encontrar em alguns supermercados, que chama a atenção; uma fruta originária do México, mas que já é cultivada no Brasil (principalmente no estado de São Paulo). Seu nome: Pitaya ou fruta-do-dragão – por causa da casca irregular e dos gomos escamosos; possui sabor mesclado com kiwi e pera, tem uma poupa macia e sementes pretas comestíveis.
     Acredita-se que a fruta traga benefícios à saúde, que por ser termogênica, é uma boa aliada ao emagrecimento; também sendo rica, em vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e potássio.
     Além desses benefícios, pode diminuir o colesterol uma vez que é rica em antioxidantes que trabalham para a saúde na pele. Já as sementes contêm altas taxas de ômega-3 e a casca carrega grandes quantidades de magnésio e cálcio. Na Tailândia, os médicos têm prescrevido a pitaya para pacientes com diabetes. Sendo considerado por isso, um alimento funcional.
   Duas recomendações devem ser seguidas – a primeira ao comprar e a segunda na conservação.
    Quando comprar a pitaya, escolha as frutas que tenham coloração viva e a casca sem amassados. Você encontrará três tipos:

Hylocereus polyrhizus, branca por dentro com pele rosa
Hylocereus megalanthus, vermelha por dentro com pele rosa
Selenicereus undatus, branca por dentro com pele amarela

    Para conservá-la, mantenha as frutas fechadas, que elas duram algumas semanas. Mas se abri-las, consuma no máximo em dois dias; senão, congele-as.
    Com a pitaya você pode preparar várias delícias como geleias, sorvetes, iogurtes, compotas, tortas, doces e sucos. Experimente fazer a receita deste sorvete.


Sorvete de Pitaya

6 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de água
2/3 de xícara de polpa colorida da casca (bata com mixer antes de medir)
1 xícara de polpa branca de pitaya (passada por peneira antes de medir)
2 colheres (sopa) de suco de limão

Numa panela coloque o açúcar e a água e leve ao fogo. Mexa e deixe só até derreter e formar um xarope. Deixe esfriar. Junte a polpa colorida e misture bem. Junte a pitaya passada por peneira e as sementinhas retidas. Acrescente o suco de limão e misture bem. Coloque na máquina de sorvete e deixe até gelar. Ou coloque numa tigela de inox, leve ao congelador ou freezer e deixe até congelar - mexa de vez em quando. Sirva as bolas com cubinhos de pitaya banhadas em suco de limão ou com salada de frutas.

Rende: 4 porções

No comments:

Post a Comment