Sunday, July 14, 2013

Lasanha de berinjela a bolonhesa


Domingo costuma-se dizer que é dia de macarrão, ou massa se preferirem os mais ortodoxos. Mas é bem possível termos uma opção para quem não pode comer glúten ou mesmo quem não quer abusar de carboidratos. Além disso, por ser uma refeição ligeira, pode-se atender um bom número de pessoas, já que nestes dias, é comum receber parentes e amigos.
Não foi bem o caso aqui em casa. Como eu tinha as berinjelas e a muçarela, bastou fazer, o molho à bolonhesa. Claro que cada um tem seu tempero, sua maneira própria de fazer; mas como tem os que sempre pedem a receita, pois querem repetir o que provaram aqui no Atelier Gourmet, há os que querem simplesmente variar um pouquinho sua própria receita.
Anotem ou guardem a receita em seu browser:

Ingredientes

2 berinjelas médias
400g de muçarela ralada
6 fatias de presunto sem gordura
1kg de carne moída (usei patinho)
700g de molho de tomate

Temperos
1 cebola grande bem picada
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 colher de sopa de óregano
1 colher de chá de páprica doce
Sal a gosto
Azeite a gosto

Fazendo

Inicialmente prepare molho a bolonhesa. Em uma panela, coloque azeite a gosto e coloque a carne cobrindo todo o fundo da panela. Misture bem a carne para que cozinhe de forma homogênea; adicione a cebola e os demais ingredientes e tampe a panela. Deixe cozinhando por aproximadamente 15 minutos, misturando a carne de vez em quando. Adicione o molho de tomate e deixe apurando em fogo baixo por mais 5 minutos.
Rale a muçarela e reserve.
Corte as extremidades das berinjelas e corte-as em rodelas finas. Regue o fundo de uma forma refratária com azeite e disponha as rodelas lado a lado. Cubra com uma primeira camada de molho e em seguida cubra com 3 fatias de presunto. Repita a operação com uma nova camada de berinjelas, molho, presunto e muçarela. Finalize com rodelas de tomate, azeitonas e folhinhas de orégano ou manjericão.
Leve ao forno em fogo médio e deixe assando até a muçarela derreter (cerca de 15 minutos). Sirva em seguida.
Esta receita atende aproximadamente 6 pessoas.

No comments:

Post a Comment