Monday, July 29, 2013

Comida Mediterrânea - Escabeche de Abobrinha


Então para abrirmos a sequência das tapas da cozinha mediterrânea, vamos iniciar com a receita do escabeche de abobrinha. Um prato saboroso que acompanhado de um bom pão (recomendo o ciabatta de minha amiga Ana D’Andrea, lá de São Paulo -visitem o site: www.confrariagiuseppina.com.br) torna-se um bom petisco para compartilhar com os amigos, em um final de tarde, saboreando uma boa bebida quente ou gelada, dependendo do tempo. Já viu que serve a qualquer tempo.
E lá fui eu para a cozinha preparar mais uma porção de escabeche de abobrinha.
A turma que veio a Paella Fiesta, em julho, pediu que eu colocasse a receita, pois queriam repetir a dose e como não acham esta iguaria no supermercado, me prontifiquei em publicar a receita. Sendo este o momento mais propício para ensinar a fazê-lo.
Anotem:

Ingredientes
5 abobrinhas (jerimum-mirim, courgette ou curgete)
Meia cebola roxa fatiada bem fina
1 colher de sopa de sementes de mostarda
1 colher de sopa de lemon pepper
1 colher de sopa de orégano
1 colher de chá de pimenta-rosa
Sal a gosto
Azeite à vontade

Fazendo

Corte em fatias bem finas as abobrinhas. Em uma frigideira alta, coloque azeite e em seguida as abobrinhas. Deixe refogando por uns 2 minutos. Adicione as fatias de cebola e os demais temperos. Mantenha em fogo baixo, por aproximadamente 15 minutos ou até a abobrinha estar bem macia e totalmente cozida. Coloque em uma vasilha e deixe esfriar a temperatura ambiente. Acondicione-a em um vidro com tampa e cubra as abobrinhas com azeite. Feche o vidro e conserve-o na geladeira.
Esta porção dá cerca de 600g de abobrinha. Sirva acompanhado de pãozinho simplesmente ou com camarões gratinados. Fica muito bom!

Bom apetite!

1 comment: