Sunday, April 17, 2011

Feira Livre no Rio de Janeiro

 

    O Rio de Janeiro possui uma "atração" turística que não faz parte do roteiro tradicional. Visitar uma feira livre, é uma oportunidade ímpar de conhecer um costume carioca que é comprar alimentos frescos, "vivos", diferente da frieza de um supermercado; pois na feira voce pode negociar o preço com o feirante e até mesmo selecionar os produtos que voce quer comprar. Bem diferente do supermercado, onde a maioria das embalagens já vem embaladas e nem todos os produtos podem ser escolhidos individualmente.

 
    
    Frutas, verduras, legumes, temperos , aves e peixes, fazem parte deste cardápio a céu aberto, onde a relação entre vendedores e fregueses, se dá em um clima de amizade e confiança. Alguns deles se conhecem há mais de 30 anos e tem até aqueles que são padrinhos de filhos uns dos outros.

 

    As cores das feiras é de uma exuberância  fantásticas. As nuances se alternam entre as cores quentes e frias. Inspirando fotógrafos, pintores, escritores e é claro os principais interessados, que são os consumidores.

 
    
    Importante dizer que não é só o Rio de Janeiro que possui este tipo de comércio a céu aberto. A maioria das capitais brasileiras têm sua feira livre. De norte a sul, de leste a oeste, a diversidade de produtos regionais são oferecidos aos frequeses, que poderão elaborar suas mais diferentes receitas, com produtos de boa qualidade. Muitos chefs de cozinha, têm nestes locais, um lugar seguro de encontrar produtos de excelencia, desde os mais simples aos mais exóticos.

   

    Aves e pescados, são encontrados bem frescos, com um atendimento bem personalizado, cujos vendedores se esmeram em fazer com que seus fregueses sejam sempre bem atendidos e com isso se mantenham fiéis.

   

 

 



6 comments:

  1. I really enjoyed this post, so colorful. I love to go to the farmers markets in the summer time for fresh produce.

    ReplyDelete
  2. Really, friends. It's a good oportunity for buy fresh food. Good cooking, so!

    ReplyDelete
  3. Luiz, great photos of teh market and I just love the way the corn on the cob is presented! I'm now following your wonderful blog and will be back soon!

    ReplyDelete
  4. Luiz, Just want to let you know I'm going to pass on your blog address to my facebook friends; you photos are wonderful!

    ReplyDelete
  5. The market is outstanding! And your photos made me feel like I was there. What a great selection of fresh food, not like our farmers' markets. Wonderful!

    ReplyDelete