Monday, November 7, 2011

Carne de Javali

 

   Uma carne exótica, que chegou ao Brasil vinda da Argentina e do Uruguai e caiu no gosto do brasileiro. Tanto é que a maioria das grandes churrascarias têm em seu cardápio vários cortes de javali.
 Saboreada de diversas formas, a carne de javali apresenta um sabor mais suave, com 20% menos gordura que a carne de porco. Por ser um animal rústico. adaptou-se bem ao clima do sul do Brasil, muito parecido com o europeu. Sua alimentação é basicamente de matéria vegetal, tais como raízes, frutos, castanhas e nozes. No Brasil, os criadores os mantêm em grandes áreas de pastagem, adicionando à sua dieta, legumes, frutas e verduras, e tendo a ração balanceada como um suplemento a mais na sua alimentação. 

 

   No esquema acima, podemos identificar alguns cortes do javali, que facilitarão a você, saber exatamente que tipo de carne comprar para a sua receita.  Hoje em dia, você encontra carne de javali em grandes supermercados e e bons açougues, especializados em carnes exóticas.
   Uma carne que pode ser acompanhada por diversos complementos, tais como massas, arroz, polentas, legumes; além de poder saboreada com geléias, como a de menta com hortelã e mesmo a de amora.

 


   No próximo post, Cozinhando com Amigos trará algumas receitas, para você experimentar e fazer para seus amigos.

1 comment:

  1. No he probado nunca la carne de jabalí... ni sabía que se comía... Un post muy interesante
    Besotesss
    Sonia

    ReplyDelete