Thursday, November 3, 2011

Um fruto das Arábias - Arabian fruit

by Martha Stewart
     Meio fruto, meio flor, o figo tem sua origem no Mediterrâneo e no Oriente Médio. Faz parte da história da humanidade, desde os tempos de Adão, conforme encontramos na Bíblia. Utilizada no Egito antigo, é usada no preparo de pães e também na engorda do ganso para obtenção do foie-gras, segundo a nutricionista Renata Furlan Viebig, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 
   De todos os frutos, os figos são um dos mais perecíveis, uma vez colhida, duram apenas cerca de uma semana, e não mais do que alguns dias em sua geladeira. E tão maravilhoso como figos secos são, figos frescos - disponível no Brasil entre o final da primavera e o início do outono - são uma experiência ainda mais inebriante, razão pela qual ao longo da história eles foram a inspiração para a poesia, músicas e pinturas, anunciado por sua aparente afrodisíaco e fertilidade de aumento de poderes.
 

    O figo é dos frutos mais versáteis na cozinha. Quando utilizados frescos podem fazer parte de saladas ou como entradas. Quando seco (figo turco) podemos usá-lo em sobremesas (picados em sorvete de creme, fica uma delícia) ou em recheio de assados - no peru, por exemplo. Se for colhido ainda verde, pode ser utilizado cristalizado ou em compotas - para ser comido com queijo fresco. No Brasil, a variedade mais usada é o figo roxo, sendo melhores e mais saborosos quando colhidos entre novembro e abril.
   O valor nutritivo dos figos muda conforme a variedade e reside em seu conteúdo de sais minerais e açúcar, sendo um dos frutos de clima temperado que possui mais cálcio. Possui ainda cobre, potássio, magnésio, sódio e traços de zinco.
   De valor nutricional considerável, o figo é um fruto altamente energético (1 fruto contém cerca de 70 calorias). O conteúdo de açúcares nos figos aumenta devagar nas primeiras etapas do desenvolvimento e rapidamente no final, chegando a uma concentração de 20,7% de açúcares no suco do fruto - sendo que o conteúdo total de açúcares dos figos frescos varia de 13 a 20% e dos figos secos de 42 a 62%. O açúcar presente está na forma de açúcares invertidos. Nos figos secos, a distribuição de açúcares é em torno de 50% de glucose, 35% de frutose e 10% de sacarose.

Cozinhando com Amigos apresenta duas receitas que acredito será do agrado de vocês e principalmente de seus amigos. Vamos experimentar?

Figo Grelhado com Presunto Parma

Receitas Sadia
Para servir de entrada

Ingredientes

Para a redução
1/2 xícara de chá de suco frutas vermelhas concentrado e coado
2 colheres de sopa de Aceto balsâmico
1 colher de sopa de Açúcar

Para os figos
4 Figos frescos lavados, secos e cortados em quatro
2 colheres de sopa de Azeite de oliva trufado
16 fatias de Presunto Tipo Parma Prezato

Modo de Fazer
 
Para a redução
Em uma panela, misture todos os ingredientes da redução com mais ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe reduzir pela metade ou até formar uma calda espessa. Reserve.

Para os figos
Aqueça uma grelha até ficar bem quente.
Pincele os figos com o azeite e leve-os para grelha até ficarem com as marquinhas, vire do outro lado e repita a operação.
Coloque os figos sobre uma tábua e enrole uma fatia de Parma em cada um. Repita a operação com todos os figos.
Na travessa em que for servir, regue o restante do azeite e faça riscos com metade da redução reservada. Acomode os figos na travessa regue o restante da redução sobre eles e sirva em seguida.

Bom apetite!
Chutney de Figo com Abacaxi

 

   Para acompanhar carnes assadas: vazio, lagarto, lombo de porco, marreco, pato ou peru. Também, em bruschettas, pão sírio, panhoca e outros pães.

Ingredientes

200gr de cebolas chalotas (pequeninas)
200gr tomates bem maduros,
2 pimentas vermelhas (dedo-de-moça)
50gr de gengibre ralado
500gr de figos maduros,
500gr de abacaxi cortado em pedacinhos
200gr de açúcar mascavo,
1 colher de chá de sal marinho
250gr vinagre de maçã
5 cravos
5 sementes de cardamomo
1 colher de chá de canela em pó
50gr de uvas passas sem sementes (pode ser preta ou branca)

Modo de Fazer
Ponha todos los ingredientes em uma panela, cortando todos os ingredientes  picando-os bem (à exceção do cravo). Deixe-os cozinhando em fogo baixo (180ºC) por cerca de uma hora, mexendo constantemente. Se você quiser que o chutney não fique tão espesso, depois de pronto, você pode bater tudo em um processador ou no liquidificador.
Esta receita de figos com abacaxi é uma proposta original e diferente.

1 comment:

  1. Io adoro i fichi, ha 5 alberi nella mia campgna ed è sempre una grande festa quando si raccolgono. La nostra stagione termina a settembre. Buoni questi piatti a base di fichi.

    ReplyDelete