Wednesday, November 16, 2011

Língua ao Molho Madeira

 

   Sempre que vou ao Rio de Janeiro visitar D. Jacy, sou brindado com uma de suas especialidades culinárias. E como não podia deixar de ser, desta vez não foi diferente. Um prato que bem sei, não é do agrado de todos, mas digam a verdade, olhando pra foto, sem saber o que é, não dá vontade de comê-lo? Pois então. Assim o fiz.
   Língua ao Molho Madeira. Um prato que não identifiquei sua origem, mas que de certo os povos ibéricos foram os responsáveis por difundi-lo aqui no Brasil. D. Jacy, disse que aprendeu com sua mãe, D. Francisca e que esta não lhe disse com quem aprendeu; e ficamos assim, sem saber a genealogia do aprendizado, nos conformando com a grata herança deste aprendizado.
   Mais uma vez, recomendo-lhes que tenham amizade com um bom açougueiro, pois é fundamental que ao comprar este ingrediente, o mesmo tenha uma boa procedência e esteja bem fresco. Pois então, vamos à receita!
Ingredientes

1 língua inteira
4 tomates sem pele e sem sementes, cortados em cubinhos bem pequenos
1 cebola cortada em cubinhos bem pequenos
2 dentes de alho fatiados
150g de azeitona verde sem caroço
1 pitada de noz moscada em pó
3 limões
1folha de louro
Sal
200ml de água
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1/2 copo de vinho madeira (ou tinto seco)

Modo de fazer:

Lave a língua em água e esfregue bem o limão sobre ela. Coloque para ferver por 30 minutos. Deixe esfriar e retire a pele. Corte-a em rodelas, coloque para cozinhar com o louro e o sal. Reserve a água do cozimento.
Doure em óleo a cebola, acrescente o alho e os tomates e a noz moscada.
Junte as azeitonas e a língua com um pouco de água reservada do cozimento até obter um molho.
Deixe em fogo brando até a língua ficar bem macia e o molho apurado.
Por último acrescentar o vinho madeira. Deixe em fogo brando por 3 minutos. Sirva imediatamente.

Para o acompanhamento você pode servi-la com arroz, purê de batatas, purê de mandioquinha e uma salada simples de alface romana com tomate-caqui.

Bom apetite!

1 comment: