Tuesday, November 22, 2011

Labneh ou Shanklish?

 

    Uma de minhas opções favoritas para receber amigos, é servir o labneh ou shanklish - uma receita de queijo produzido nos países árabes. Com uma textura próxima a do iogurte, este queijo é uma delícia e você poderá usá-lo com a receita de lascas de massa que publicamos recentemente.
    Durante uma época, eu fazia muito deste queijo. Usava leite de vaca, já em fase de coalho, você pode usar também, o leite de cabra que também dará um resultado muito bom. O ideal é você preparar o coalho, mas se você preferir, compre o iogurte de leite integral pronto.
    O Labneh é uma comida tradicional no Oriente Médio e Sudeste da Ásia, sempre presente na culinária, já que sua alta concentração de gordura não o deixa talhar em temperaturas mais altas. É usado tanto cru quanto para se cozinhar, em pratos doces e salgados. Este tipo de queijo, nada mais é do que uma coalhada seca, que com a adição de alguns ingredientes, torna-se um excelente antepasto.

 
     Labneh, queijo iogurte, labaneh, dahi, iogurte grego ou "coalhada seca" é um tipo de queijo/iogurte espremido em gaze ou papel filtro, tradicionalmente feito de musselina, a fim de remover o soro, dando uma consistência entre o iogurte e o queijo, enquanto preserva o sabor ácido característico do iogurte. Feito de leite, que pode ser enriquecido evaporando-se um pouco de água ou pela adição de nata ou leite em pó.
    Um pouco trabalhoso de fazer, o labneh, ou shanklish (como é mais conhecido aqui no Brasil), necessita de um pouco de paciência. Mas certamente, você não se arrependerá de aprender a fazê-lo.

Ingredientes

4 xícaras de iogurte natural, iogurte de leite integral
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
04/01 colher de chá de zatar*
Salsa italiana para decorar
*zatar - é uma mistura de especiarias usada como condimento e originária do Oriente Médio.

Modo de fazer

Misture o iogurte com o sal.
Colher em um pano de queijo limpo (musseline) ou você pode usar um pano fino de prato. (Eu usei uma peneira/funil de aço inox, para deixar escorrer o soro; porém, seu custo é elevado)
Amarre as pontas do pano e pendure-o em um lugar mais fresco conveniente em sua cozinha por cerca de 2 horas. Manter uma bacia embaixo para recolher o líquido ou soro de leite.


Coloque-o na geladeira e deixe escorrer uns 3 dias.
Para servir, coloque a bola de queijo de iogurte em um prato e alise a superfície. Faça um pouco bem e encher com azeite extra-virgem e polvilhe a zatar no topo. Decore com salsa picada ou sementes de gergelim. Se preferir com um sabor mais picante, salpique sementes de pimenta calabresa.

1 comment:

  1. Adorei... Estou te enviando um email com algumas dúvidas...

    ReplyDelete