Tuesday, November 8, 2011

Carré de Javali Recheado

 

   Conforme dissemos ontem, a carne de javali tem um sabor diferenciado da carne do porco. Considero-a mais suave; talvez pelo baixo percentual de gordura em sua carne, o que facilita a absorção dos temperos, quando de sua preparação.
   O carré de javali é sem dúvida uma boa opção para se servir em um jantar. Praticamente já vem em porções individuais, o que facilitará você calcular a quantidade em relação ao número de convidados.
  Como toda carne de porco, o javali deve ter seu preparo iniciado um dia antes; deixado marinando em temperos e ervas. vamos à receita?
Ingredientes

2kg de carré (francês) - igual ao da foto
Para temperar a carne 
2 cebolas médias cortadas em fatias bem finas
1 colher de sopa de alho-poró cortado em fatias finas
2 colheres de sopa de ervas de provence
2 colheres de sopa de mostarda escura
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
350ml de cerveja preta
1 colher de sopa de sal grosso (mas não muito)
Para o recheio

4 maçãs verdes (picadas e sem casca)
suco de 1 limão
100g de ameixa preta (sem caroço)
50g de pistache sem sal e sem casca
50g de nozes

Modo de fazer

Faça um corte transversal no carré. Coloque-o em uma travessa. Faça um mix com os demais ingredientes: cebola, alho-poró, ervas de provence, sal e o azeite e a cerveja; cubra o carré e deixe-o marinando de um dia para o outro, na geladeira.
No dia seguinte, retire o caldo da travessa e reserve. Recheie o carré com os demais ingredientes; as nozes e os pistaches devem ser triturados em pedaços pequenos.
Amarre a peça para que o recheio não caia de dentro do carré.
Em uma travesa refratária, untada em azeite, coloque o carré, cubra-o com papel manteiga e por cima papel alumínio, leve-o ao fogo médio (180ºC) e deixe assando por 2 horas. Após esse período, retire o papel manteiga e o alumínio e pincele-o com o caldo do tempero. Deixe dourando por mais 20 minutos, "molhando-o" de vez em quando. Se quiser, use o grill do forno para dar uma leve tostada.
Pronto! Se você preferir, separe as costeletas com cuidado para que o recheio não desmanche.
Sirva imediatamente com o acompanhamento de sua preferência.

1 comment: