Monday, November 21, 2011

Rabo de Toro...ou simplesmente Rabada

 

   Um prato tipicamente europeu, o "rabo de toro" - como é conhecido na Espanha - ganhou o gosto do povo brasileiro. Apesar do nosso clima predominantemente tropical, a "rabada", como a chamamos, tem seu lugar de destaque na culinária brasileira, permeando entre as diversas camadas sociais. 
   Servida tanto nos botequins do subúrbio como em renomados restaurantes da zona sul do Rio de Janeiro, a rabada tem diversos acompanhamentos e diversas maneiras de fazer. E cada um reclama para si a receita mais saborosa, o que torna este prato, um exemplo de nossa capacidade natural na arte de miscigenar tudo que encontramos pela frente. 
   Cozinhando com Amigos trará duas receitas, para que você as tenha como opções e mesmo como base para criar a sua própria, assinando mais uma receita como a "melhor do planêta!"
   Alguns cuidados, porém, temos que ter. Desde a compra da rabada até a finalização de seu preparo. Bem, como o nome já diz, é óbvio que esta receita usa o rabo do boi e para isto, quando formos comprá-lo, prefira sempre, comprara em lugares em que você possa escolher pedaços com pouca gordura e principalmente, escolher as partes do meio do rabo, pois são mais macias. Apesar de não ser tão fácil, é melhor, pois quando compramos a carne embalada em pacotes lacrados, dificilmente escapamos de encontrar peças "gordas", o que reflete no seu paladar e difícil digestão. Mas, neste caso, é conveniente retirarmos com uma faca, o excesso de gordura ideal e depois aferventarmos a carne em água quente por uns 20 minutos. Escorra a água e inicie o processo de preparação conforme a receita de sua escolha.
   Você poderá usar vários acompanhamentos, tais como polenta, grão de bico, feijão branco, arroz, massas; ou seja, você escolherá o que for de sua preferência, pois a sua versatilidade para tal, é enorme. O que pode determinar a escolha é o clima local - se estiver frio ou quente. Portanto, é você que decide!

Rabada com Polenta e Agrião

 

   A minha preferida. Aprendi com D. Jacy a fazê-la e por isso, é a que normalmente eu faço. Vamos à receita!

Ingredientes

Rabada

2,5kg de rabo bovino
2 dentes de alho
100 gr de salsão
3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
2 cenouras médias
1/2 garrafa de vinho tinto seco
500ml de água
2 folhas de louro
sal a gosto
Polenta


Polenta

2 xícaras de chá de sêmola para polenta
50 g de queijo parmesão ralado na hora
1 litro de caldo de carne 


Modo de fazer

Tempere o rabo bovino com sal. Faça um marinado com a carne, o salsão, a cenoura, o louro e o vinho tinto. Se for de seu gosto, acrescente pimenta.
Deixe-o marinando de um dia para o outro na geladeira.
Em uma panela de pressão, doure o alho no azeite; escorra a carne do marinado e descarte. Coloque os pedaços do rabo aos poucos, deixe-os selar, acrescente água aos poucos, feche a panela e deixe cozinhar lentamente por aproximadamente 3 horas ou até que fique macia, soltando do osso. 
Numa panela coloque o caldo de carne, corrija o sal, dissolva a pó da polenta e leve ao fogo para cozinhar por 15 a 20 minutos, sem parar de mexer. Quando estiver para apagar o fogo, acrescente o queijo parmesão e misture até que derreta. 

O agrião, depois de lavado, você o servirá por cima da carne.

Sirva imediatamente.

Esta receita dá para 8 porções.

Rabada com Tagliateli

 

   Essa é bem fácil. Mudamos apenas alguns ingredientes e substituímos a polenta por um bom tagliateli (ou outra massa de sua preferência). Como eu disse, as opções são quase infinitas.

Ingredientes

1,5kg de rabo de boi
3 dentes de alho
3 colheres de azeite extra-virgem
5 cebolas pequenas (Charlottes)
1/2 garrafa de vinho tinto
500 ml de água
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de gengibre fatiado (opcional)
1 molho de salsinha
sal a gosto

Modo de fazer

Da mesma forma anterior, deixe a carne marinando de um dia para o outro, em uma travessa, na geladeira.
Na panela de pressão, doure o alho no azeite; escorra o caldo da carne e arrume-a na panela. Acrescente o vinho, as cebolas Charlottes, o louro, o gengibre. Tampe a panela e deixe cozinhando até a carne soltar do osso.
Enquanto isso, prepare a massa de sua preferência - hoje usamos o tagliateli. Quando estiver pronta, coloque em uma travessa. 
Desfie a carne e sirva sobre a massa.
Pique a salsinha e finalize sobre a carne.
Sirva imediatamente!

Esta receita dá para 6 porções.

Bom apetite!

1 comment: