Saturday, November 19, 2011

Recebendo Amigos com Lascas de Massa


   Pra quem gosta de receber bem os amigos, com uma entrada simples e de bom gosto, pode fazê-lo com uma receita bem interessante, que vai assinada pela Flávia Carniceeli, com foto de Ricardo Corrêa.
   Esta receita foi publicada na revista Casa e Comida (junho/julho 2011), e Cozinhando com Amigos a publica agora no blog. Façam bom proveito e bom apetite!

Ingredientes

400 g de farinha de trigo branca
100 g de semolina fina
1 colher (sobremesa) de sal refinado
20 g de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
325 ml de água morna
sal grosso
alecrim
azeite

Modo de fazer



Misture a farinha de trigo, a semolina e o sal refinado sobre uma superfície limpa e forme um montinho com um buraco no meio. 

Adicione o fermento e o açúcar à água morna, misture com um garfo e despeje no buraco. Com o garfo, em movimentos circulares, vá misturando a farinha da borda do buraco à água. Continue a misturar, levando toda a farinha para dentro da cavidade. Quando a mistura já estiver muito dura para mexer com o garfo, polvilhe a mão com farinha e comece a moldá-la até formar uma bola. Sove a massa, enrolando-a para trás e para frente, até obter uma massa macia (10 minutos). 

Polvilhe a superfície da massa com farinha, cubra com filme plástico e deixe descansar por pelo menos 20 minutos, em temperatura ambiente. 

Divida a massa em bolas, de acordo com a quantidade de lascas que vai preparar. Abra as bolas em formatos alongados e irregulares, com 10cm de comprimento e 5mm de espessura. O melhor é abrir a massa de 15 a 30 minutos antes de levá-la ao forno. 

Unte um pedaço de papel-alumínio com azeite, polvilhe com farinha e acomode as massas. Salpique sal grosso e folhinhas de alecrim sobre elas e regue comum pouco de azeite. 

Leve para assar no forno de pizza bem quente até dourar. Se for usar forno convencional, preaqueça a 200ºC e asse numa assadeira até dourar.

Essa massa pode acompanhar pastinhas (berinjela, homus, provolone, coalhada sêca, salmão, etc) bem como fatias de frios em geral, como um bom presunto cru (como o da foto).

5 comments:

  1. I like your blog!I find many of your recipes useful and interesting!

    ReplyDelete
  2. Olá luiz, e´uma excelente proposta para mimar nossos amigos.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  3. Una receta muy chula!! y una foto de lujo!! Perfectas para acompañar en una cena de amigos!!
    besos
    Sonia

    ReplyDelete
  4. Não sou boa com massas de pão e afins. Como saber se já sovei o suficiente?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Claudia,

      Quando a massa não estiver mais grudando em sua mão e a consistência da massa estiver bem macia, este é o ponto.

      Boa sorte!

      Delete