Monday, August 6, 2012

As verdades e as mentiras da cozinha


Ripp Cozzella

A melhor amiga do cozinheiro é a faca? Mentira. Prefiro as amigas que falam. A faca é apenas o símbolo de um todo. Nossa paixão é a comida? Em termos. Temos outras. Nossa vida é sofrida? Meia verdade. Se for só sofrimento não é amor. Enquanto todos se divertem, nós trabalhamos. Meia verdade. Eu me divirto trabalhando, também.
Os salários são baixos? Quase sempre, mas na maioria das vezes é de alguém começando, depois melhora um tantinho. Às vezes lugares errados, público errado, estilos antagônicos. Outras vezes incompetência.
Cursos e faculdades, palestras, livros, não te preparam para a lida? Mentira. Dão-te a base porque sem ela a carreira fica fraca. Aprende-se para valer no dia a dia? Verdade. Se terminar um dia em que não aprendemos algo novo, esse dia não valeu muito. Rotina emburrece e paralisa.
O dia é exaustivo sempre? Quase sempre, mas ninguém reclama de estar cansado depois de fazer amor. Assim é com quem faz o que gosta. Precisamos ser tão cuidadosos com a higiene como cirurgiões? Verdade, mas infelizmente não é bem isso que vemos por aí. Cozinheiros são sempre ególatras? Quase nunca, mas muitas vezes quem venceu e está por cima passa essa impressão. Precisamos ser atletas para aguentar o repuxo? Verdade. É necessário uma saúde e um condicionamento físico para não ter problemas em aguentar o tranco.
Cozinheiros só sabem falar de um assunto: comida? Meia verdade. A maioria fala de tudo, mas acaba voltando ao assunto. É assim com nossos amores e paixões.
Existe curso que formam Chefs? Mentira. Ninguém se forma chefe de cozinha. Ele está chef de cozinha quando comanda uma, por melhor que ele seja, nem sempre é um chef. Mas hoje em dia o título ficou meio que sinônimo de cozinheiro. Fazer o que?
Todo chefe que aparece na tv e faz receitas simples é simplório? Quase nunca. É uma demonstração de saber não se exibir e passar conhecimentos que são possíveis de serem aprendidos por quem o assiste.
É preciso uma cozinha superequipada para fazer gastronomia direito? Em termos. Existem preparos que só certos utensílios e instrumentos propiciam o sucesso, mas na maioria das vezes dá para se virar com o que temos.
Só pratos com apresentação esmerada são bons? Meia verdade. Apresentação é o cartão de convite à degustação, mas existem certos preparos que são impossíveis de se fazerem como esculturas de arte.
É possível ter o "seu" tempero e a sua mão no preparo e fazer disso sua marca? Verdade. Imprimimos nossas marcas em cada preparo. Só assim alguém se destaca, mas é preciso não alterar receitas apenas para se destacar exagerando, principalmente quando são receitas clássicas.
Chefe de cozinha só finaliza os pratos? Mentira deslavada. Chefe é aquele que faz de tudo na cozinha. E tem que fazer igual ou melhor que seus comandados.
Cozinheiros só pensam em comida? Mentira. Como quaisquer humanos, temos contas a pagar, família a cuidar, amores, responsabilidades e vida social.
Cozinheiro precisa ter barriga por que come muito? Mentira. Acontece com qualquer um quando exagera.
Cozinheiro precisa ter cara de mau, ser tatuado e falar palavrão o tempo todo? Mentira. Com os Bourdains da vida mostrando um lado, muitas vezes, negativo, ficou essa impressão. A grande maioria tem educação e cultura como em qualquer profissão.
Cozinheiro precisa ser doido de pedra? Verdade e mentira. Um pouco de doideira faz a vida mais alegre, mais satisfatória e mais divertida, mas de maluco e médico, todo mundo tem um pouco.
Até para escrever isso daqui.

2 comments:

  1. É isso mesmo. Concordo com tudo o que você escreveu.

    Abs,

    Claudia

    ReplyDelete
  2. Grato pela visita Claudia! Volte mais vezes.

    abs.

    Luiz

    ReplyDelete