Thursday, August 9, 2012

Língua gratinada - por Claude Monet


    Em abril deste ano, publiquei duas receitas que fizeram parte das preferidas do pintor francês Claude Monet: Cebolas Brancas Recheadas - Charlotte Lysés e Coq au Vin. As duas estão no livro À mesa com Monet – Ed. Sextante, e fazem parte do caderno de receitas do pintor. Monet não cozinhava, mas gostava que os pratos fossem preparados com maestria e coube a historiadora Claire Joyes a reprodução minuciosa do estilo de viver e receber do artista. 
       Desta vez vamos apresentar um prato que não é uma unanimidade, mas muitos o adoram, e como tudo é uma questão de gosto, ficamos com a indicação de Monet. O prato? Língua gratinada.

Ingredientes

1 língua de boi
1 alho-poró,
500 g de nabo
1 talo de aipo (salsão)
2 cenouras
3 cebolas
15 g de pimenta em grãos inteiras
1 bouquet garni
250ml de vinho branco seco
3 pepininhos em conserva em fatias
3 cebolas picadas
4 colheres de sopa de salsa picada
140g de de farinha de rosca
50g de manteiga em pedacinhos
Fazendo 

Deixe a língua de molho desde à véspera. No dia seguinte, escalde em água fervente durante meia hora. Remova a cartilagem e a parte gordurosa, depois retire a pele. Ponha para cozinhar durante 3 horas numa panela tampada, com o alho-poró, o nabo, o aipo, a cenoura, a cebola, apimenta e o bouqet garni. Após 45 minutos, retire os legumes, cortando-os em cubos. Quando esfriar, fatie a língua. Unte uma travessa com manteiga. Ligue o forno em temperatura branda. Arrume as fatias no centro da travessa, com os legumes em volta, regue com vinho, espalhando por cima os pepinos, as cebolas picadas e a salsa. Polvilhe farinha de rosca e adicione pedacinhos de manteiga. Gratine por cerca de meia hora.

Bom apetit!

No comments:

Post a Comment