Wednesday, August 8, 2012

Biscoito Monteiro Lopes


        Ainda falando de receitas regionais, tem uma que tenho certeza que poucas pessoas conhecem; principalmente quem não mora nas regiões norte e nordeste do Brasil. Apesar de alguns dizerem que sua origem é no Maranhão, há quem comprove que sua origem é de Belém do Pará. Com uma massa delicada e puxadinha no sal, a base do biscoito Monteiro Lopes vem agradando o paladar do brasileiro, desde o século XIX.
        Sua massa muito parece com a da empada, a qual os franceses chamam de brisé, é a base deste biscoito tão apreciado nas festas das crianças em Belém do Pará, no norte do Brasil.
        Conta a história que este biscoito é uma homenagem à família que criou a receita. Segundo Lima Josué, professor de História e Ciência da Religião, entre 1850 e 1890, em Santa Maria de Belém do Grão Pará, existiam duas padarias: uma na Oriental do Mercado Ver o Peso e a outra na Ocidental do mesmo mercado (antiga Cidade Velha, bairro de Belém do Pará). Uma era proprietária de Manuel Monteiro, um mulato e a outra de Antônio Lopes, um português. Eram concorrentes e, por tradição, cada um produzia um biscoito de cores e paladares diferentes. Os filhos de ambos, após a morte dos pais, se casaram e deixaram de ser concorrentes, juntando cores e sabores num só biscoito, nascendo assim o biscoito Monteiro Lopes.

Ingredientes

300 g de farinha de trigo
250 g de manteiga
250 g de açúcar
5 colheres de sopa de chocolate ou cacau em pó
1 ½  xícara de água
Açúcar granulado fino para envolver

Fazendo

Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. 
Em uma tigela, junte a farinha de trigo e a manteiga; amasse bem até obter uma mistura homogênea.
Com a massa, faça cordões com cerca de 5 cm de comprimento e 1,5 de diâmetro, coloque na assadeira, leve ao forno e asse por cerca de 40 minutos ou até ficarem dourados. Tire do forno e deixe esfriar.
Em uma panela, coloque açúcar, chocolate ou cacau e a água. Leve ao fogo alto, mexendo sempre com uma colher de pau, deixe a calda ficar em ponto de fio. Mergulhe os biscoitos na calda, envolvendo-os bem, tire da calda, passe no açúcar granulado e deixe esfriar. Sirva em seguida.

No comments:

Post a Comment