Saturday, August 11, 2012

Polenta com Queijo Gruyère - Rose Koraicho

Photo by Rose Koraicho


A polenta é sabidamente, um prato italiano, mas que também faz parte do cardápio do argentino e do brasileiro, principalmente de São Paulo até o Rio Grande do Sul, onde existe uma maior concentração de imigrantes de italianos.
Cada mamma tem sua receita, aprendida com sua mamma que aprendeu com sua mamma e por aí vai. Feita à base de fubá de milho, a polenta é feita de duas maneiras frita, servida em tiras ou em forma de mingau, mais fácil de fazer e que acompanha um maior número de receitas.
Vamos mostrar hoje, uma receita de Rose Koraicho, que faz a polenta com queijo gruyère. Segundo Rose, o mais importante na feitura desta receita é usar um bom caldo de legumes feito em casa. No restante é fazer como se faz tradicionalmente. Vamos à receita? Anotem.

Ingredientes
2 litros de caldo de legumes
1/2 xícara de chá de azeite
3 xícaras de chá de fubá branco
300g de queijo gruyère picado

Fazendo
Ferva o caldo de legumes em uma panela grande. Acrescente o azeite e coloque o fubá lentamente, mexendo bem. Deixe cozinhar por 1 hora, em fogo brando, misturando de vez em quando. Acrescente o gruyère e misture-o bem.
A polenta estará pronta quando estiver consistente e soltando dos lados e do fundo da panela.
Sirva imediatamente.

2 comments:

  1. Eu adoro polenta, mas chamamos de angú lá no Rio, comida de boteco, de boêmios...Adoro com molho de carne moída, mas o angú mais comum brasileiro, de norte a sul inclusive, é o angú com frango com quiabo, não?

    A polenta é tradicional, mas passou a ser feita com farinha de milho apenas a partir do século 18, quando o milho das Américas entra arrebentando na Europa... até então era feita com semola de trigo...

    ReplyDelete
  2. É verdade Claudia. Inclusive, escrevi um artigo sobre o famoso Angu do Goems, lá da Praça XV. Uma parada estratégica na madrugada, durante os anos 70 quando eu ainda morava no Rio.

    Em relação a polenta feita com milho, lá na Europa, sua observação também está correta. Comia-se a semola de milho (couscuz), sob a influência da culinária árabe.

    Grato pela visita e por seu simpático comentário!

    Até breve.

    ReplyDelete